Desde primeiro dia deste mês, a Daimler AG se tornou o Mercedes-Benz Group AG. Após a entrada de sucesso da Daimler Truck no mercado de ações, a meta renovada no negócio automotivo está sendo reforçado com o novo nome.
A Mercedes-Benz, marca mundialmente conhecida, foi criada em 1926, quando as empresas predecessoras de Carl Benz e Gottlieb Daimler foram fundidas. O objetivo da união foi fazer uma revolução na produção de automóveis premium. Os dois empresários, pioneiros, já haviam mostrado as suas invenções inovadoras independentemente, em 1886.
Com a mudança de nomenclatura da Daimler AG para Mercedes-Benz Group AG, o símbolo da bolsa de valores do fabricante se altera de »DAI« para »MBG«. Mas não haverão outras mudanças para os acionistas. As ações do grupo permanecem listadas no índice de ações DAX da Alemanha.
Reforço ao foco estratégico da montadora
O presidente do Conselho de Administração do Mercedes-Benz Group AG, Ola Källenius, considera que a renomeação da marca reforça o foco estratégico da montadora. “Ao fazê-lo, queremos deixar claro onde vemos o núcleo da nossa empresa: construir os automóveis mais desejáveis do mundo”, enfatizou.
Mobilidade elétrica e softwares para veículos
“A estrela da Mercedes sempre foi uma promessa para o futuro, de mudar o presente para melhor. Queremos continuar esse legado de nossos fundadores, assumindo a liderança em mobilidade elétrica e softwares para veículos”, completa Källenius
Mercedes-Benz Mobility AG
Junto à renomeação da Daimler AG, a Daimler Mobility AG também adapta a sua marca para Mercedes-Benz Mobility AG. A empresa disponibiliza serviços de mobilidade para carros e vans nas áreas de leasing, financiamento e seguros.
Além disso, a divisão de mobilidade e finanças proporciona aos clientes da Mercedes o uso de seus veículos de forma flexível através de modelos de aluguel e assinatura, gerenciamento de frota e serviços digitais para cobrança e pagamento.
Com a renomeação de Daimler AG, a fabricante completa, assim, um realinhamento considerado histórico pela marca. Porque teve início no ano passado e foi aprovado pelos acionistas com esmagadora maioria. E em 10 de dezembro de 2021, a Daimler Truck Holding AG foi lançada como empresa independente na Bolsa de Valores de Frankfurt.
Potencial econômico no futuro
O novo Mercedes-Benz Group está totalmente direcionado às suas marcas de automóveis e vans Mercedes-Benz, Mercedes-AMG, Mercedes-Maybach e Mercedes-EQ. Como um fabricante automotivo de luxo “mais valioso do mundo”, segundo a empresa, o grupo poderá desenvolver seu potencial econômico no futuro e explorar melhor os seus pontos fortes.
Após o realinhamento do Daimler original, o novo grupo ainda detém uma participação de 35% na Daimler Truck Holding AG, e deste percentual em torno de 5% são detidos em seus ativos de pensão.
Modelos de luxo e vans para o Brasil
No mercado brasileiro, em janeiro de 2020, a Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil foi criada com uma estratégia global focada nos negócios de modelos de luxo e vans para o consumo nacional.