Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças

Quem somos

Fundada em 19 de agosto de 2002, a Asdap – Associação Sul-Brasileira dos Distribuidores de Autopeças – foi criada a fim de fortalecer as empresas do setor de distribuição e reposição independente. Atualmente, representa 29 empresas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, que acreditam e apostam na importância de defender interesses comuns e mostrar a qualidade dos serviços prestados.

Missão

Congregar os distribuidores de autopeças, moto peças e acessórios da região Sul do País na defesa de interesses comuns aos associados, tendo em vista o desenvolvimento das empresas e o fortalecimento do mercado regional da reposição independente.

Visão

Contribuir de maneira efetiva com o desenvolvimento da reposição automotiva independente da região Sul frente às complexidades políticas, econômicas, tecnológicas e ambientais.

Diretrizes Estratégicas

1 – Participar ativamente dos episódios marcantes e de desenvolvimento da reposição automotiva independente, unindo os empresários do setor.

2 – Lutar pela defesa e promoção dos distribuidores de autopeças, desenvolvendo campanhas de incentivo às atividades econômicas e sociais.

3 – Intermediar a relação com os órgãos públicos municipais, estaduais, federais e autárquicos, propondo ou reivindicando medidas de interesse geral para seus associados e a comunidade local, contribuindo para o desenvolvimento da reposição automotiva independente.

4 – Orientar seus associados no desenvolvimento e gestão de RH.

Histórico

No final dos anos 90, muitas empresas de reposição automotiva independente de atuação nacional se instalaram em Brasília, onde, beneficiadas pelo incentivo concedido pelo governo do Distrito Federal quanto às alíquotas de ICMS, conseguiam enviar peças aos demais estados com uma vantagem comercial inalcançável pelas empresas que não estavam estruturadas para seguir essa prática. Assim, os distribuidores regionais foram os que mais sentiram as dificuldades de concorrer com o preço ofertado pelas empresas que se tornaram brasilienses.

Preocupados com o futuro de seus negócios, os distribuidores gaúchos começaram a se reunir para trocar ideias e percepções. No início, as reuniões entre os principais distribuidores regionais, que compartilhavam intenções de buscar soluções alternativas, eram realizadas em locais públicos, como restaurantes. Logo depois, o grupo percebeu que, organizando-se de forma associativa, seria mais forte e convincente para obter apoio junto ao governo do Rio Grande do Sul. Dessa forma, nasceu, no dia 19 de agosto de 2002, a ASDAP – Associação Sul-Brasileira dos Distribuidores de Autopeças.

Devidamente reconhecida, a ASDAP foi elemento importante nas decisões do governo do Estado. No combate ao “fenômeno Brasília”, incluiu o grupo de produto autopeças no Programa RS Competitivo e estabeleceu limitação do crédito fiscal nas entradas de mercadorias oriundas de estabelecimentos localizados em outros estados e beneficiários de incentivo fiscal em desacordo com a lei complementar 24/75.