Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças
Ponte Hercílio Luz será reinaugurada em Florianópolis
Dia 30 de dezembro de 2019 | Por Cristina Rispoli d'Azevedo | Sobre Destaques e Retrovisor e Últimas Notícias

Hoje, 30 de dezembro, será um dia histórico para Florianópolis e Santa Catarina com a reabertura da ponte Hercílio Luz. Desativado desde 1991, o cartão-postal da capital catarinense terá, a partir das 11h, uma travessia de carros antigos para comemorar a data. Entre os mais de 170 modelos inscritos para participar do desfile estão exemplares de Corcel, Dodge, Fiat 147, Ford Modelo A, Fusca, Jeep, Kombi, Maverick e Opala.

Construída entre 1922 e 1926 para ser a primeira ligação terrestre entre a ilha e o continente da capital do Estado e, assim, substituir o serviço de ligação por balsas, a ponte Hercílio Luz é a maior ponte pênsil do Brasil – com 821 metros de comprimento – e possui o 132º maior vão pênsil do mundo. Seu idealizador, o governador Hercílio Luz, não viu seu sonho ser concluído, pois faleceu em 1924. Com isso, a obra que levaria o nome de Ponte da Independência recebeu o nome de seu idealizador, em póstuma homenagem.

O projeto é de autoria dos engenheiros norte-americanos Robinson e Steinman e todo o material empregado na Hercílio Luz foi trazido dos Estados Unidos. Sua análise e averiguação tornou-se necessária quando a Silver Bridge, ponte de concepção estrutural similar sobre o rio Ohio, nos Estados Unidos, ruiu, em 1967, causando a morte de dezenas de pessoas. Uma perícia realizada em dezembro de 1981 pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) verificou que as barras de olhal estavam deterioradas, o que comprometia a segurança de seus usuários. Dessa forma, a ponte foi interditada ao tráfego pela primeira vez em janeiro de 1982.

Mais de seis anos depois, em março de 1988, a ponte foi reaberta ao tráfego para pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal. Porém, em fevereiro de 1990, foi concluída a primeira etapa da análise de viabilidade da reabertura da ponte ao tráfego, o que levou à sua segunda interdição, em julho de 1991.

As obras de restauração da ponte Hercílio Luz tiveram início em 2006, com prazo previsto de entrega para maio de 2012, prorrogado posteriormente para a metade de 2013, depois para março de 2016 e, mais uma vez, para o início de 2017. Agora, com todas as etapas concluídas e testes realizados, a ponte Hercílio Luz finalmente voltará a fazer parte do cotidiano catarinense.

Fontes consultadas: Governo de Santa Catarina e Wikipédia

Foto: Julio Cavalheiro / Secom

Posts Relacionados