Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças
Kombi, a septuagenária mais querida do planeta
Dia 5 de março de 2020 | Por Cristina Rispoli d'Azevedo | Sobre Destaques e Retrovisor e Últimas Notícias

Criada pelo holandês Ben Pon e produzida pela empresa automotiva alemã Volkswagen entre 1950 e 2013, a Kombi é considerada a precursora das vans de passageiros e cargas. No Brasil, começou a ser montada pelo grupo Brasmotor em 1953, com as peças importadas (o chamado “sistema CKD” – Completely Knocked Down). Quatro anos depois, em 1957, passou a ser fabricada no País, processo que manteve-se ininterrupto por 56 anos, até dezembro de 2013, o que faz do veículo o primeiro Volkswagen fabricado no Brasil e o que esteve por mais tempo em produção.

Mesmo sem adversários de mercado à altura para competir com sua robustez, versatilidade e baixo custo de manutenção, a impossibilidade de instalação de freios ABS e airbags, itens que se tornaram obrigatórios no País a partir de 1º de janeiro de 2014, fez com que a Volkswagen do Brasil encerrasse sua fabricação ainda como líder de mercado. Uma série especial, a Last Edition, foi lançada com apenas 1.200 unidades produzidas, todas com número de identificação no painel. Não foi nada fácil se despedir de um ícone automotivo que reúne colecionadores apaixonados ao redor do mundo. A Volkswagen emocionou a todos na época com um vídeo de despedida da Kombi, narrado pela atriz Maria Alice Vergueiro.

Por essas e por outras é que o septuagésimo aniversário do utilitário mais querido do planeta não pode passar em branco. Uma série de encontros estão sendo organizados para comemorar a data, um deles está marcado para o próximo sábado, dia 8 de março, no Old School Car Club, em São Paulo (SP). A iniciativa é do Kombi Clube do Brasil, “formado por um grupo de apaixonados pela ‘velha senhora’ que, unidos, batalham pela preservação deste veículo tão querido e presente na vida de todos os brasileiros por gerações”.

A Kombi fez tanto sucesso no País que ganhou inclusive uma data oficial: o Dia Nacional da Kombi, comemorado em 2 de setembro, dia em que a primeira unidade produzida no Brasil saiu da linha de produção da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), no ano de 1957. Amado por aventureiros, hippies, surfistas e famílias, o furgão foi bastante utilizado também para o transporte de cargas e no setor de serviços. Seja para namorar, trabalhar, viajar ou até mesmo morar, a Kombi está intimamente relacionada à história de muitas pessoas e, por isso, não deve nunca ser esquecida.

Fontes consultadas: Volkswagen do Brasil e Wikipédia

Foto: Divulgação VW News BR

Posts Relacionados