Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças

O corredor elétrico Rio-São Paulo, inaugurado no dia 23 de julho, colocou a BMW em outro patamar para seus clientes, e não apenas para os proprietários de veículos elétricos, mas para todos eles. É o que garante o gerente de mobilidade e conectividade da montadora alemã, Henrique Miranda, que participou de uma transmissão ao vivo realizada pelo portal Automotive Business na última semana. Segundo ele, a iniciativa que possibilita aos motoristas de carros elétricos e híbridos viajar entre as duas capitais quebra de vez com o mito de que “se eu comprar um carro elétrico, estou preso por não ter como recarregar o veículo”. “Hoje, isso é muito mais um receio do que uma dificuldade real”, afirmou ele na ocasião.

Apesar de reconhecer que o advento dos elétricos ainda está em fase inicial no Brasil, o executivo disse que alguns fatores recentes, como a greve dos caminhoneiros, o anúncio da nova política industrial para o setor automobilístico – o programa Rota 2030 – e a viabilização do maior corredor elétrico da América Latina na Rodovia Presidente Dutra, contribuíram significativamente para o aumento da procura pelos veículos recarregáveis. “Em três meses, estamos muito próximos da nossa previsão de vendas do ano do BMW i3”, declarou. “Muito mais do que vender um produto, queremos trazer a experiência de dirigir um carro elétrico para as pessoas. As pessoas precisam experimentar um carro elétrico para entender a diferença de experiência.”

A ideia da companhia, de acordo com Miranda, é em seguida ampliar as parcerias com redes de hotéis, postos de gasolina e restaurantes, para criar novas estações de recarga no interior dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo e, posteriormente, nas demais regiões do País. O executivo explicou ainda que cada parceria tem o seu formato, mas o que é comum a todas elas é que quem arca com o custo da energia, enquanto ela é gratuita aos motoristas, é o parceiro, que mais tarde irá receber por isso. “O objetivo da BMW é incentivar a mobilidade elétrica, e não lucrar com a recarga de veículos. Por isso, buscamos parceiros interessados em questões de sustentabilidade e que se mostrem dispostos a sair na frente dos seus concorrentes”, destacou.

Modelos disponíveis no Brasil

Atualmente, a BMW comercializa por aqui três versões do modelo i3 e o i8 sob encomenda, mas Miranda revelou durante a webconferência que a montadora planeja trazer também o híbrido i8 roadster, versão conversível do esportivo de ar futurista. O executivo avisou que a oferta local do carro já está em estudo e tende a acontecer, mas não especificou quando.

“O i3 é o mais acessível. O i8 nós vendemos todas as unidades e estamos planejando o que fazer em relação ao modelo. Continuaremos com o i8 no mercado, é um carro de nicho, desenvolvido para atender clientes bem específicos da BMW”, comentou. Quanto ao roadster, é um modelo que combina um motor elétrico e outro a combustão que, juntos, entregam uma potência combinada de 374 cavalos e a capacidade de acelerar de zero a 100 km/h em menos de cinco segundos. Além de teto retrátil, possui, assim como a primeira versão do carro, portas asa de gaivota e design futurista, com uso de fibra de carbono para garantir baixo peso.

Conectividade levada a sério

O gerente de mobilidade e conectividade da BMW salientou que a demanda por conectividade no Brasil é muito maior do que em outros países. “O Brasil tem as maiores taxas de mapeamento por cliente do mundo”, enfatizou Miranda ao apresentar alguns serviços disponibilizados aos clientes BMW ConnectedDrive, sistema de comunicação independente desenvolvido pela companhia.

Um desses serviços é a chamada de emergência inteligente, que é ativada automaticamente quando os sensores de colisão registram um acidente, acionando o BMW Call Center. O agente estabelece contato para saber o estado de saúde dos ocupantes do automóvel ao mesmo tempo que recebe dados relevantes sobre o carro para a operação de socorro. A posição exata do veículo é fornecida a partir do GPS.

Outro serviço de destaque é o Teleservices, que realiza um diagnóstico constante do automóvel e informa a BMW caso alguma manutenção seja necessária, o que garante uma reação rápida na eventualidade de um problema. “É o carro que está dizendo que precisa de ajuste, e não mais o mecânico. Isso cria uma relação de confiança muito grande e fideliza o cliente”, assegurou o executivo.

Fotos: Divulgação

Posts Relacionados