Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças

A partir desta segunda-feira (23), viajar de carro elétrico no trecho Rio-São Paulo passa a ser realidade. Uma parceria entre a montadora alemã BMW, a empresa de energia portuguesa EDP e a rede de postos Ipiranga viabilizou um corredor elétrico na Rodovia Presidente Dutra, considerada a principal do País, permitindo a recarga de carros elétricos (de qualquer marca, e não apenas os modelos BMW) e híbridos (com um motor elétrico e outro a combustão) do tipo plug-in de forma a completar a viagem entre uma capital e outra. E um detalhe importante: de graça! Pelo menos até 2019.

O percurso, de 430 km no total, conta com seis estações de recarga – três no sentido São Paulo-Rio e três no sentido Rio-São Paulo –, com uma distância máxima de 122 km entre cada uma delas. O empreendimento já nasce batendo um recorde: é o maior corredor elétrico da América Latina, superando os 310 km de extensão do trajeto situado entre as cidades de Montevidéu e Rocha, no Uruguai.

O tempo estimado para abastecer 80% da carga de um veículo com bateria de 22 kWh é de aproximadamente 25 minutos. Em cada estação, dois veículos podem ser recarregados ao mesmo tempo, e motos também podem usar o dispositivo.

O projeto custou cerca de R$ 1 milhão. Apesar do investimento na implantação, o serviço será oferecido gratuitamente aos motoristas nos próximos seis meses. A partir de 2019, as recargas serão cobradas. Apesar dos valores ainda não terem sido divulgados, a economia é garantida de acordo com informações da BMW. Calcula-se que o custo de uma viagem entre as duas cidades em um carro elétrico seja cerca de 20% menor do que com um modelo movido a gasolina com consumo médio de 10 km por litro.

Frota em crescimento

Embora o Brasil ainda tenha poucos veículos elétricos e híbridos em circulação, esse número tende a aumentar a partir de agora, após a assinatura da Medida Provisória n° 843, que define o programa Rota 2030. A política que visa à modernização da indústria e a eficiência dos automóveis fabricados no País define, entre outras questões, metas obrigatórias de eficiência energética, segurança veicular e investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D), e regulamenta a redução do Imposto sobre Produto Industrializados (IPI) para os veículos que superarem essas metas, como os carros híbridos e elétricos.

Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), quase 3,3 mil carros elétricos foram licenciados no Brasil em 2017. De janeiro a maio deste ano, esse número já chega a marca de 1.562 veículos elétricos.

 

Posts Relacionados