Por Carlos Fortes
Estamos vivendo um momento ímpar nos mercados brasileiro e mundial por conta dessa revolução tecnológica e do novo comportamento de compras dos consumidores. Todos os empresários estão tendo que repensar suas maneiras de atuar, pois em todos os segmentos a concorrência é grande e acirrada. Neste artigo, quero dar algumas ideias que podem fazer a diferença no seu negócio. E o melhor, com custos quase zero.
Recepção diferenciada
Vivemos um momento tão alucinado que, hoje em dia, para você se diferenciar no mercado costumo dizer que basta você ser normal. Mas o que seria ser normal?
Trate os clientes com gentileza e educação. Por exemplo, ao recepcionar um cliente: Bom dia! Boa tarde! Boa noite! Por incrível que pareça, tem muitos lugares que fazem a recepção da seguinte maneira: Ó! Fala! O que era pra ti? Vai querer alguma coisa?
Gentileza gera gentileza
Convidar o cliente para sentar, oferecer uma água ou café, usar de terminologias como por favor, por gentileza, seja bem-vindo, tenha um bom dia e muito obrigado são procedimentos que deixarão sua empresa diferenciada da concorrência.
Sala de atendimento
Por que não criar um ambiente reservado para atender os clientes que vão até sua empresa? As pessoas querem se sentir importantes, principalmente quando vão comprar algo. Ambientes mais reservados e atendimentos mais exclusivos geram no cliente um sentimento de importância que, na maioria das vezes, farão eles fecharem negócio com você mesmo o seu valor não sendo o mais baixo do mercado.
Retornos para os clientes
Você já deve ter se deparado com vendedores que anotam seu nome e telefone e dizem que vão ligar quando chegar o produto e nunca mais ligam, certo? Penso que, mesmo que o produto não chegue, é fundamental que o vendedor dê satisfação para o cliente. É possível que, naquele momento, aquela negociação não se concretize. Porém, o cliente irá se sentir tão valorizado que, em uma próxima necessidade de compra, poderá priorizar a empresa que lhe deu atenção.
Pós-venda
A venda só acaba quando o cliente retorna para a sua empresa e faz outra compra, e é com esse pensamento e consciência que o pós-venda se encaixa perfeitamente. Uma simples ligação para saber se o cliente está satisfeito com a compra do seu produto ou serviço já deixará sua empresa em outro nível perante seus concorrentes. Sem contar que clientes satisfeitos indicam novos clientes.
Perceba que citei cinco estratégias que não requerem investimentos significativos para a sua realização. O mercado e os consumidores exigem isso! Em minhas palestras e treinamentos, costumo dizer que nem tudo é culpa da crise. Muitas vezes, a responsabilidade por perder clientes é do próprio empresário ou profissional, que insiste em trabalhar do mesmo jeito há anos e se recusa a mudar a sua forma de atuar.
Para ajudar, tenho duas perguntas para sua reflexão: Que diferenciais ou atrativos sua empresa oferece para os clientes? Você é superior da sua concorrência em quê?
Carlos Fortes é palestrante especialista em vendas e motivação de equipes