Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças
LUCIANO PIRES
Dia 4 de maio de 2018 | Por Cristina Rispoli d'Azevedo | Sobre Colunas

Janelas Quebradas

 

Em 1969, na Universidade de Stanford foi realizada uma experiência de Psicologia Social. Dois carros iguais foram abandonados na rua. Um no Bronx, então um bairro pobre e violento de Nova York. O outro carro foi abandonado em Palo Alto, zona rica e tranquila da Califórnia. Em questão de horas o carro abandonado no Bronx começou a ser vandalizado. Tudo que fosse aproveitável foi roubado, o que não deu pra levar foi destruído. Já o carro abandonado em Palo Alto ficou intacto. Ora essa, então fica claro que é a pobreza a razão dos crimes, não é? Calma. A experiência com os carros abandonados não terminou ali.

Uma semana depois, com o carro do Bronx desmanchado e o de Palo Alto ainda impecável, os pesquisadores quebraram um vidro dele. E o resultado foi o mesmo que o do Bronx: em pouco tempo o roubo, a violência e o vandalismo deixaram o veículo no mesmo estado que o do bairro pobre. Um vidro quebrado do carro abandonado num bairro supostamente seguro foi capaz de disparar todo o vandalismo. Por quê?

Bem, evidentemente não se trata de pobreza. Tem mais a ver com a psicologia humana e com relações sociais. Um vidro quebrado num carro abandonado transmite a ideia de abandono, deterioração, desinteresse, despreocupação, ideia que destrói os códigos de convivência social, de respeito às leis e à ordem. E a cada novo ataque que o carro sofre, essa ideia é reforçada, com os atos se tornando cada vez piores até chegar numa violência irracional. Isso é explicado pela conhecida Teoria das Janelas Quebradas, que diz que quando desaparece a lei, o respeito, a ordem, fica evidente que a propriedade abandonada não é de ninguém, não é? E que então pode tudo. A propriedade passa a ser do mais forte, do mais violento, do mais esperto, que tira proveito do abandono. O resultado? Um dia o prédio cai.

 

Luciano Pires é escritor, palestrante, podcaster. Um personal trainer de Fitness Intelectual

Posts Relacionados