Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças

A General Motors vai investir R$ 1,2 bilhão no complexo industrial de Gravataí, no Rio Grande do Sul. O presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, anunciou o investimento destinado à produção de um novo veículo Chevrolet. A novidade fará parte de um segmento ainda não explorado pela marca no país.

“Este novo carro será lançado em 2026 no Brasil e, posteriormente, exportado para a região, com o propósito de ampliar a linha Chevrolet. A escolha de Gravataí é estratégica por ser uma fábrica preparada para a produção em alto volume, e reforça o nosso compromisso com o Estado”, justifica Chamorro.

Os investimentos na unidade gaúcha também serão aplicados ao Onix e o Onix Plus, que já são fabricados no município da região metropolitana de Porto Alegre. Esta ação é uma das iniciativas da primeira fase de um pacote de R$ 7 bilhões. Esse montante será distribuído entre 2024 e 2028. A proposta é ter o período de maior transformação da empresa no Brasil.

Estilo, eficiência energética e tecnologia

O modelo inédito chegará com o propósito de atender uma demanda crescente do consumidor em relação eficiência energética e tecnologia, atendendo estilo também, de acordo com a montadora. Segundo ela, a Chevrolet já agrega prestígio e confiabilidade de seus clientes. E ainda oferece a plataforma OnStar, com serviços de segurança e emergência aliados a uma “experiência única de conectividade”.

Renovação completa do portfólio de carros

Esta etapa inicial de um novo ciclo de investimentos da General Motors tem o intuito de coroar o início das comemorações do centenário da fabricante no Brasil, em 2025. Ao longo de todo esse tempo, a GM irá promover a renovação completa do portfólio de veículos. Irá desenvolver tecnologias inovadoras e customizadas para o mercado local e ainda estar à frente de novos negócios.

Mais de 4,7 milhões de unidades produzidas

A planta de Gravataí começou as suas atividades em 20 de julho de 2000. A fábrica já soma mais de 4,7 milhões de veículos produzidos. Ela é a primeira unidade da empresa no país fora do estado de São Paulo. E foi responsável por inaugurar globalmente o conceito de condomínio industrial, reunindo os principais fornecedores, que otimizam o processo produtivo.

Práticas de sustentabilidade certificadas

Referência em gestão de pessoas e produtividade no conceito de manufatura 4.0, a fábrica também se destaca por suas práticas de sustentabilidade. Conforme a GM, a unidade foi pioneira ao conquistar a certificação Zero Aterro. Esse atestado garante a conformidade sobre a reciclagem de todos os materiais, reaproveitados ou coprocessados.

Outro destaque é o índice de eficiência energética. A fábrica reúne as certificações ISO 9.001, ISO 14.001 e ISO 50.001, de conduta correta em relação ao meio ambiente. E ainda levou o prêmio Energy Star Challenge for Industry Recognition, da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (U.S Environmental Protection Agency), um reconhecimento a empresas que reduzem significativamente o consumo de energia e são referência no uso de recursos naturais.

Posts Relacionados