Confiança é a palavra-chave, acompanhada de outras como estilo, modernidade e liberdade, que serviu como ponto de partida para que a Volkswagen entregasse a atualização do SUV que é líder de vendas em seu segmento, segundo a marca: o T‑Cross.
O veículo mais desejado pelos consumidores brasileiros estreia com mais tecnologia de segurança, além do design renovado. Ele é produzido em São José dos Pinhais, no Paraná, sobre a plataforma MQB, e com o consagrado motor TSI. O utilitário chega como o primeiro dos 16 carros que a Volkswagen do Brasil lançará no mercado até 2028.
“A trajetória do T‑Cross é uma história de sucesso, que começou em 2019. Naquele momento, sabíamos que não éramos a primeira montadora a lançar um SUV no mercado brasileiro, mas sempre tivemos a certeza de que quando entrássemos nesse mercado, seria para sermos protagonistas. Ao longo dos últimos cinco anos, o produto caiu no gosto do cliente, tornando-se um sucesso de vendas. Hoje é impossível sair de casa e não encontrar um T‑Cross no caminho”, comenta o CEO da Volkswagen, Ciro Possobom.
De acordo com ele, desde o lançamento do T-Cross até agora já foram vendidas mais de 320 mil unidades. “Fomos líderes no segmento em 2023, e seguimos firmes em 2024, com a certeza de que continuaremos essa jornada espetacular com este ícone automotivo”, complementa.
Modelo é adaptado a cada região
Mesmo sendo um produto global, o T‑Cross segue altamente adaptado a cada região em que é comercializado. E uma dessas adequações é em relação ao visual. O desenho para o país traz um novo conjunto de iluminação, que protagoniza a aparência externa. A partir deste lançamento, todas as versões do SUV saem de fábrica com faróis 100% LED (Full LED), com assinatura diurna (DRL) e noturna (luz de posição), pisca, função farol baixo e farol alto.
Lanternas também são 100% em LED
Na parte traseira do modelo, as lanternas também são 100% em LED, interligadas por uma outra iluminação de posição. Ainda sobre o conjunto óptico, lanterna de neblina do lado esquerdo e iluminação de marcha a ré em ambos os lados chegam em LED.
Para-choque com formato mais robusto
Na dianteira, os novos para-choques estão inseridos com mais bodycolor, além da grade. Na lateral, as rodas que calçam o T‑Cross têm desenho inédito, desenvolvido especialmente para nossa região. Por fim, na parte traseira, o para-choque exibe um formato mais robusto, com profundidade, e o detalhe em formato de ‘A’ traz a sensação de que o modelo está mais alto.
Revestimentos soft-touch e costura pespontada
Para o interior do veículo, a equipe de Color & Trim da Volkswagen do Brasil fez um amplo estudo para a escolha de novos acabamentos e superfícies. Os painéis ganharam mais detalhes, com revestimentos soft-touch e costura pespontada. O formato do painel também está mais escultural e elaborado.
A aplicação de tecido na ilha central da porta, área conectada à porção inferior do painel, reforça a sensação de conforto dentro do carro. Os detalhes pespontados contemplam as versões Comfortline e Highline. Além disso, o apoio de braço também é revestido em vinil, gerando mais bem-estar. Os bancos foram reformulados e passaram a ter figurinos inéditos. O porta-malas agrega capacidade de 373 litros/420 litros, conforme medição VDA.
Sistema multimídia com tela de 10,1 polegadas
Ainda no painel, o VW Play é um sistema multimídia com tela de 10,1 polegadas e APP-Connect (Apple CarPlay e Android Auto) e conexão com a internet via smartphone. Ele está aplicado em um formato semiflutuante e disponível de série para todas as versões. Com acionamento no VW Play, a seleção do perfil de condução está disponível para as versões Comfortline e Highline.
Motores TSI e câmbio automático de 6 marchas
A fabricante alemã reafirma a excelente dirigibilidade do T‑Cross, pensada para proporcionar a melhor experiência para quem está a bordo do SUV. Os motores 200 TSI, presente na versão 200 e Comfortline e 250 TSI, da Highline, são atrelados ao câmbio automático de seis velocidades. O carro vai de zero a 100 km/h em 8,6 segundos (na configuração 250 TSI) e em 10 segundos (nas 200 e Comfortline).
Sistema de frenagem autônomo de emergência
E a segurança deste novo SUV está ainda mais tecnológica, com a chegada do sistema de frenagem autônomo de emergência com reconhecimento de pedestre. O equipamento aparece em todas as versões, assim como o sensor de fadiga e o alerta sonoro e visual para o uso do cinto de segurança dianteiro e traseiro. A versão topo de linha Highline ainda oferece como opcional pacote ADAS, que inclui assistente de estacionamento (Park Assist), detector de ponto cego com assistente traseiro de saída de vaga e assistente ativo de mudança de faixa (Lane Assist).
Controle adaptativo de velocidade e distância
Já as versões 200, Comfortline e Highline são equipadas com controle adaptativo de velocidade e distância, frenagem autônoma de emergência com detector de pedestre, seis airbags (sendo dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina). Ainda fazem parte da lista os freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração e bloqueio eletrônico do diferencial, assistente para partida em subidas e função frenagem de manobra, entre outros.
Cor Cinza Ascot para a Highline e pacote Dark
O novo T‑Cross é oferecido ao consumo nacional na cor Cinza Ascot para a versão Highline, sendo exclusiva para o pacote Dark, que inclui teto e retrovisores pintados na cor Preto Ninja, rack de teto longitudinal na cor preta, rodas de liga 17” escurecidas, logotipias escurecidas na lateral e traseira e pneus Seal Inside (com proteção máxima contra furos). Além disso, as cores estão disponíveis em outras seis opções: Preto Ninja, Branco Puro, Cinza Platinum, Vermelho Sunset, Prata Pyrit e Azul Norway. Clientes da Highline ainda podem optar pelo pacote Dark.