As motocicletas estão batendo recordes de produção e vendas. Essa categoria de veículo se tornou uma ótima opção de mobilidade, versátil e econômica, e está cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros. E para acompanhar esse mercado, a Marelli Cofap Aftermarket oferece um amplo catálogo de amortecedores, comercializados com a marca Cofap. Este componente é direcionado ao setor de reposição. São mais de 60 códigos que atendem 96% da frota nacional do segmento de duas rodas.
E agora a linha de amortecedores ganhou mais um produto com a chegada do código CR22635M. Esta peça é destinada às scooters Honda ADV 150, que começaram a ser fabricadas a partir de 2021. Essa versão foi a quarta mais emplacada no primeiro trimestre deste ano. Na frente ficaram os modelos do segmento Street, Trail e Motoneta. E, de acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), as scooters tiveram uma alta de 8,2% na comparação com o mesmo período do ano passado.
O amortecedor é uma estrutura responsável por manter os pneus em contato com o solo. Então, ele sofre desgaste natural causado pelo tempo e pela intensidade de uso. Com isso, os técnicos da Cofap alertam que uma peça desgastada traz riscos para o motociclista. Porque ela pode prejudicar a dirigibilidade e aumentar os riscos de acidentes. Alguns sinais como vazamentos ou perda de ação apontam para uma condição que exige o trabalho de um mecânico de confiança para avaliar a necessidade de substituição.
Amortecedor é item de segurança
Caso seja necessária a troca do amortecedor, ela deve ser feita por outra peça com qualidade reconhecida pelo mercado. Esse cuidado é muito importante pois se trata de um item de segurança para o motociclista. A Cofap garante que seus amortecedores são desenvolvidos de acordo com parâmetros e especificações dos produtos genuínos. E eles estão disponíveis nas versões bi tubulares e mono tubulares para diversas aplicações.
Válvula controla passagem do óleo
Os amortecedores bi tubulares trazem uma válvula de base, que controla a passagem do óleo entre o tubo reservatório e o tubo de pressão. Assim, o condutor da moto consegue rodar com mais estabilidade e conforto, tanto em alta quanto em baixa velocidade. Com circulação de uma quantidade maior de óleo, há ganhos expressivos na dissipação do calor interno, o que se traduz em maior eficiência no desempenho e na durabilidade do amortecedor. Tudo isto porque há uma menor perda de óleo por evaporação e a manutenção do índice de viscosidade é mais adequado ao projeto da motocicleta.
Melhor desempenho na curva de forças
Já os amortecedores com a tecnologia mono tubular, também projetados e produzidos conforme as especificações das peças genuínas, possuem maior número de componentes, o que se traduz em melhor performance na curva de forças, além da estabilidade. O resultado é maior durabilidade, segurança e confiabilidade, com melhor custo-benefício.
Quadrimestre registra 601 mil unidades
A indústria de motocicletas do Polo Industrial de Manaus (PIM) fechou o primeiro quadrimestre com 601.340 unidades produzidas. Segundo um levantamento da Abraciclo, o volume foi 16,9% superior ao registrado no mesmo período de 2023. Ainda conforme a associação, esse foi o melhor desempenho registrado pelo setor para os quatro primeiros meses do ano desde 2012. Em abril, foram fabricadas 163.402 motocicletas, alta de 39,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado e de 4,6% em relação a março. Esse foi o melhor resultado para o mês em 14 anos.
Emplacamentos cresceram 26,1% no ano
No acumulado do ano, os emplacamentos apresentaram crescimento de 26,1%, somando 602.748 unidades. Segundo um levantamento da Abraciclo, esse foi o melhor resultado alcançado para o primeiro quadrimestre em 17 anos. Os modelos de baixa cilindrada representaram 81,3% das vendas no varejo. As motocicletas de média cilindrada responderam por 15,9% do mercado e as de alta cilindrada, por 2,8%.