Sensibilizar todos que possam ajudar ou fazerem doações para que os empresários do setor automotivo possam se reerguer, depois dos altos prejuízos decorrentes das enchentes que atingiram recentemente centenas de cidades do Rio Grande do Sul. Esse é o propósito da campanha “Adote uma empresa”, criada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Veículos e de Peças e Acessórios para Veículos no RS (Sincopeças-RS). E a Asdap, como não poderia deixar de ser, trouxe o seu apoio à esta mobilização solidária. O Comitê Automotivo do Rio Grande do Sul (Cars) também se juntou a essa parceria.
Os prejuízos decorrentes das fortes chuvas, alagamentos e desmoronamentos ocorridos no início do mês de maio e em datas sequentes no Estado são incalculáveis diante da grave catástrofe climática. E muitos negócios do setor automotivo, assim como os de outros segmentos, perderam estoques, maquinários e outros equipamentos de trabalho. Ainda, as estruturas e prédios foram afetados de forma drástica, não contando a situação dos seus colaboradores, muitos deles que ficaram desabrigados. E as perdas em todo esse cenário não foram só materiais, mas também emocionais, marcando a vida de todos.
Hora de salvamento, limpeza e retomada econômica
“O Estado passará por três estágios: salvamento, limpeza e retomada econômica. Iremos agir em cada fase. Não vamos medir esforços para que nosso setor se recupere. Sabemos que serão tempos difíceis, mas vamos conseguir superar com a união da categoria”, aposta o presidente do Sincopeças-RS, Marco Antônio Vieira Machado. Ele, assim como muitos empresários da capital e do Interior, teve a sua empresa invadida pelas águas. E a própria sede do sindicato foi atingida também com a cheia do Lago Guaíba, em Porto Alegre.
Fabricantes, distribuidores, lojistas e reparadores
A campanha “Adote uma empresa” nasceu com o intuito de incentivar fabricantes, distribuidores, lojistas e reparadores a ajudar efetivamente o setor e, assim, firmando uma cadeia de solidariedade automotiva. O auxílio pode ser a compra de estoque de peças ou de equipamentos eletrônicos necessários às atividades diárias dos empreendimentos. Também é possível colaborar na limpeza dos espaços físicos das empresas, substituição de peças inservíveis, manutenção de peças e troca de embalagens de peças utilizáveis
Amparo na ampliação dos prazos de pagamento
Outro amparo pode se dar através da negociação ou prolongamento dos prazos de pagamento. Enfim, cada um pode achar a melhor forma de ajudar em todas as questões que envolvem o empreendedor de produtos ou serviços, inclusive divulgando a campanha em suas redes de comunicação interna e externa. Também um ponto importante neste momento é a necessidade do descarte consciente. Peças que não servem mais devem ser dispensadas de forma correta, evitando problemas futuros junto a lojistas e reparadores quanto ao pedido de garantia dos componentes.
Canal de ajuda coletiva e suporte à cadeia automotiva
Mas, para as entidades mobilizadas nesta ação, a iniciativa busca o suporte à cadeia automotiva. A fábrica tem seus distribuidores, que tem seus clientes lojistas mais alinhados, que atuam junto aos reparadores. E o principal objetivo, segundo elas, é criar um canal de ajuda coletiva. A ideia é que cada empresa que queira participar apadrinhe um ou mais empreendimentos, identificando clientes mais habituais ou fiéis a algumas marcas e estas ajudem na reestruturação destes negócios.