A Horse, divisão da Renault, fabricante de sistemas de motores e transmissões de baixas emissões, anunciou o início da produção do Power Electronics Box (PEB) em sua fábrica localizada em Aveiro, em Portugal. Segundo a marca, o PEB é uma peça importante na cadeia de motopropulsores de veículos híbridos.
O componente é responsável pela gestão dos dois motores elétricos em todos os sistemas híbridos (HEV) e híbridos plug-in (PHEV) da Horse. O dispositivo foi reprojetado, com a simplificação de peças para aumentar a robustez e a confiabilidade.
Ele integra diversos sistemas críticos em uma única unidade. Abrange um inversor/conversor de potência, que transforma corrente contínua (CC) da bateria de alta tensão em corrente alternada para acionamento dos motores elétricos do trem de força.
Traz também um conversor CC, que adapta a energia da bateria de corrente contínua de alta tensão para CC de baixa tensão na rede de 14V. Essa conversão é indicada para a utilização em diversos subsistemas do veículo, incluindo iluminação, rádio e carga para a bateria menor de 12V.
Outro sistema integrado é o de eletrônica de controle. O resultado é o fornecimento de regulação em tempo real para a distribuição de energia em todo o carro com base na aceleração e velocidade. Também agrega o resfriamento, ao garantir que os componentes evitem superaquecimento. Assim, maximiza a vida útil da peça, melhorando a sua eficiência.
Power Electronic Box é um marco de transição
“O início da produção da Power Electronic Box em Aveiro é um marco significativo, pois significa a transição para a fabricação de componentes eletrônicos para a Horse em Portugal. Além disso, utilizamos um processo de produção inovador que nos permite ter uma vantagem competitiva significativa”, ressalta o CEO da Horse, Patrice Haettel.
“Isto aumenta substancialmente a nossa capacidade de produção, garantindo que possamos fornecer tecnologias-chave de veículos híbridos aos nossos clientes em todo o mundo. A linha de produção de Aveiro aumenta a nossa flexibilidade e produtividade, ao mesmo tempo que serve como um farol da Indústria 4.0, reafirmando a nossa posição como fornecedor líder de combustão de baixo carbono e sistemas de motorização híbridos.”
Excelência operacional na fabricação de powertrains
A fábrica da Horse em Portugal foi o local da empresa definido para a produção de PEB devido ao seu desempenho industrial. Com mais de 40 anos de excelência operacional na fabricação de caixas de câmbio e motores, este novo empreendimento marca o primeiro passo da unidade em relação a componentes eletrônicos.
O diretor da fábrica, Raynald Joly, aponta que, com uma força de trabalho de 1.300 pessoas, a planta é um excelente centro de competências e tecnologia que está idealmente posicionada para servir os clientes. “E esta nova produção, juntamente com o nosso plano de transformação em curso, confirmará o estatuto da Horse Aveiro como uma nova unidade de negócios de tecnologia inovadora para além da indústria automóvel.”
Produção de 230 mil componentes em 2025
A expectativa de produção é de 60 mil componentes este ano. A nova linha de montagem é a primeira da fábrica a ser convertida em uma área protegida contra descarga eletrostática (EPA), planejada para a qualidade e segurança. Em 2025, a Horse espera aumentar a fabricação para 230 mil PEBs.
A equipe que trabalha na produção das peças recebeu treinamento em simulações de realidade virtual. A linha de montagem dispõe de uma série de inovações industriais, como plataformas autônomas alimentadas por geolocalização para transportar peças pela oficina, controle digital completo das operações e monitoramento em tempo real de todos os parâmetros críticos.