Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças

O seminário Interauto-RS encerrou seus trabalhos e atingiu o seu objetivo: estimular as relações entre mecânicos, varejistas, distribuidores e fabricantes de autopeças no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Henrique Steffen, presidente da Asdap, ressaltou a importância da Associação à frente do evento, mobilizando a cadeia automotiva. “No nosso segmento de autopeças, quanto mais as entidades estiverem unidas, conseguiremos fazer muito mais pelo nosso negócio, nas conquistas do dia a dia. E assim, todos ganham”, enfatizou.

O evento, realizado no dia 6 de abril, na Associação dos Amigos da Praia de Torres (SAPT), foi promovido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Veículos e de Peças e Acessórios para Veículos no Estado do Rio Grande do Sul (Sincopeças-RS), pela Associação Sul-Brasileira dos Distribuidores de Autopeças (Asdap) e pelo Comitê Automotivo do Rio Grande do Sul (Cars). Mais de 450 pessoas participaram das diversas atividades programadas.

Setor precisa ganhar projeção no mercado

De acordo com Steffen, o setor de componentes é muito pujante, no entanto, às vezes, não é visto, não ganha a projeção merecida, diante da sua participação significativa na economia. “Então, a nossa união, como essa que aconteceu no Seminário Interauto-RS entre Asdap, Sincopeças-RS e Cars, fortalece os nossos associados e também o nosso mercado, evidenciando a relevância da área no nosso Estado”, complementou.

Qualificação e oportunidades de negócios

O encontro foi um espaço direcionado à qualificação e à disponibilização de oportunidades comerciais. Ofereceu palestras com nomes de peso, que trouxeram temas ligados à gestão de negócios, vendas e novas tecnologias. Karine Quinjalmo falou sobre gestão de oficinas, Gerson Prado citou o futuro da mobilidade e os impactos da reposição automotiva, Carlos Fortes abordou o processo de vendas e Cezar Bresolin entrou na questão do que vem pela frente em relação ao carro elétrico e a combustão.

Networking reúne grandes marcas

Já as Estações de Networking foram o palco de grandes marcas, como KS Kolbenschmidt, Viemar Automotive, Sampel Peças Automotivas, Driveway Componentes de Suspensão e Direção, Indústria Metalúrgica Alli (IMA), Mobensani Borrachas Automotivas, Aplic Resolit, NGK/NTK, Paraflu, Solopes, Gates Corporation, Bosch, Kit&Cia/Firts Automotive, Elper Automotive Systems, Mazi Automotiva, Gauss, D’Paula LCG, Takao, MDS Freios, Roltens, Sieger Chemical Company e Perfect Automotive.

Conexão para enfrentar os desafios

“A força do setor é potencializada pelas conexões que fazemos. Somos resilientes e adaptados ao ambiente de mudanças que vivemos. O setor é forte e gera riqueza e empregos. Nosso trabalho garante mobilidade e segurança com responsabilidade ambiental. Mas os desafios que nos esperam não são poucos e nem pequenos. Precisamos estar preparados e conectados. E o Interauto-RS traz isso em sua gênese”, ressaltou o presidente do Sincopeças-RS, Marco Antônio Vieira Machado.

Integração entre público participante

De acordo com o presidente do Comitê Automotivo do Rio Grande do Sul, Luciano Saldanha, o seminário foi um sucesso total, tanto pela integração entre os visitantes e os participantes, quanto pelos conteúdos apresentados nos painéis. Todos ficaram muito satisfeitos. Atingimos todos os objetivos que tínhamos sobre o Interauto-RS. Para o Cars, que é um dos promotores, o sentimento que fica é o de gratidão por todos que confiaram neste projeto.”

Participação de entidades da reparação

Também estiveram presentes o secretário de Obras de Torres, Mauro de Jesus; o presidente do Sindilojas Torres e Região, Lori dos Santos; o presidente do Sindicato da Indústria da Reparação de Veículos e Acessórios no Estado do Rio Grande Do Sul (Sindirepa/RS), Paulo Fernando Rosa Paim; a vice-presidente da Associação Serrana das Empresas da Reparação Veicular (Aserv), Fabiana Araldi Trentin; o presidente da Associação dos Mecânicos, Metalúrgicos e Eletricistas de Alegrete (Ammea), Danilo Nunes Schmitz; e os líderes da Associação dos Reparadores Automotivos do Vale do Taquari (Aravat), Jeferson Mees (gestão 2022/2024) e Eduardo Sturmer (2024/2026).

Posts Relacionados