Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças

A Stellantis Ventures, o fundo de capital de risco da Stellantis, fabricante de automóveis que tem o objetivo de fornecer mobilidade limpa, anunciou na última semana que fez um investimento na SteerLight, empresa que desenvolve uma nova geração de detecção de alto desempenho: a Lidar (Light Detection and Ranging).

A SteerLight utiliza a tecnologia fotônica de silício, que combina um material semicondutor universal com a velocidade de captação das fotos. Então, o Lidar detecta o ambiente circundante em três dimensões. Esse processo se dá com maior resolução e com menor custo de produção em volume do que os sistemas atualmente disponíveis.

O sistema inserido em um microchip é robusto e compacto e não tem peças móveis. Com isso, torna maior a flexibilidade para os engenheiros de veículos. A tecnologia fornece dados de profundidade e velocidade altamente precisos, ao mesmo tempo que resiste à interferência do ambiente externo e de outros usuários.

Assistência ao motorista aprimoradas e generalizadas

O recurso tecnológico oferece o potencial de proporcionar aos motoristas dos futuros veículos das marcas da Stellantis uma performance diferenciada em sistemas avançados de assistência ao condutor, incluindo a direção autônoma.

“Um aspecto central de nossas iniciativas do Dare Forward 2030 é a identificação de tecnologias inovadoras que agregam valor substancial aos nossos clientes em larga escala”, afirmou o diretor de Engenharia e Tecnologia da Stellantis, Ned Curic.

“As melhorias na condução automatizada continuam a ser uma prioridade máxima na Stellantis. O trabalho revolucionário na SteerLight pode permitir aplicações de assistência ao motorista aprimoradas e generalizadas.”

Fundamental para suporte a novos serviços na indústria

“Percebemos um excelente benefício em ter o Stellantis Venture reconhecendo nossa inovação porque nós poderemos avançar para a adoção da Lidar em larga escala para aplicações industriais e de mobilidade”, considerou o co-fundador e CEO da SteerLight, François Simoens.

“Nossa nova tecnologia Lidar é fundamental para dar suporte a novos serviços na indústria automotiva. Então, estamos ansiosos para trabalhar em conjunto com as montadoras e avançar com as próximas gerações de veículos”, frisou.

Fundo de mobilidade para desenvolvimento de tecnologias

Desde a sua criação em 2022, a Stellantis Ventures investiu em 12 startups e um fundo de mobilidade focado no desenvolvimento de tecnologias de ponta que vão melhorar os resultados para clientes individuais e para a sociedade como um todo.

A Stellantis Ventures destina-se a empresas do tipo startup, em fase de arranque inicial e em desenvolvimento, de tecnologias de ponta para os setores automóvel e da mobilidade, centradas na melhoria dos resultados para os clientes individuais e para a sociedade em geral.

A Stellantis é reconhecida por seu portfólio único de marcas icônicas, como a Maserati, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep, Lancia, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys.

A montadora está executando o Dare Forward 2030, um plano estratégico que visa à ambiciosa meta de se tornar uma fabricante de tecnologia de mobilidade carbono Net Zero até 2038, com compensação de até um dígito percentual das emissões restantes.

Posts Relacionados