A Magneti Marelli lançou no mercado reparador mais um sensor de rotação de motor com a proposta de atender diversos modelos de carros. A marca é conhecida pela fabricação de sistemas de alimentação de combustíveis e gerenciamento de motores a combustão, incluindo os relacionados às competições, como a Fórmula 1. O novo código de peça é para a linha da Volkswagen: Fox, Gol Golf, Polo, Saveiro, SpaceFox, Up!, Virtus e Voyage.
O sistema de injeção eletrônica faz o gerenciamento da mistura ar/combustível. O funcionamento, conforme parâmetros da montadora, possibilita que o motor mantenha os índices de emissão de poluentes enquadrados na legislação definida pelos órgãos governamentais.
Então, para que essa função tenha uma correta execução, existem vários sensores no motor que transmitem as informações para uma central eletrônica. E essa central faz o controle do funcionamento dos injetores, motores de passo e corpo de borboleta.
Revisão periódica é essencial às peças de injeção eletrônica
De acordo com a Magneti Marelli, é muito importante que seja realizada uma revisão periódica dos componentes do sistema, para que ele funcione adequadamente. Alguns sintomas do motor como a dificuldade em dar a partida, aumento do consumo de combustível, perda de potência e a oscilação da marcha lenta indicam que chegou a hora de levar o automóvel para a oficina.
Carro na oficina evita gastos inesperados com substituições
Neste momento, a recomendação é entregar o carro para o mecânico e evitar gastos inesperados com uma eventual substituição de componentes de alto valor agregado. Outras dicas do fabricante é ter alguns cuidados, como abastecer o veículo com combustível de qualidade, fazer a troca de óleo do motor considerando as orientações do manual do proprietário e ficar sempre atento às luzes de alerta no painel.
Do injetor de combustível ao sensor de temperatura do ar
O portfólio de injeção eletrônica Magneti Marelli é completo e oferece mais de 750 itens. Estas peças reúnem inúmeras famílias, como injetor de combustível, motor de passo, sensor de pressão, corpo de borboleta, sonda lambda, sensor de velocidade, sensor de rotação do motor, sensor de posição de borboleta, solenóide de partida a frio e sensor de temperatura do ar. Todos estes componentes possuem uma cobertura de frota de cerca de 90%.
Treze códigos ampliam linha elétrica das montadoras
A Marelli Cofap Aftermarket também ampliou o seu catálogo de itens elétricos, com o lançamento de 13 códigos, sendo 12 reguladores de voltagem e um retificador. Assim, a linha elétrica tem mais de 650 códigos. As novidades são para veículos das marcas Chevrolet, Citroën, Fiat, Ford, Hyundai, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Nissan, Peugeot, Suzuki, Toyota e Volkswagen.
Reguladores de voltagem e retificadores mantêm sistema
Os reguladores de voltagem e os retificadores são cruciais para o sistema elétrico dos carros. Eles trabalham em conjunto para assegurar o equilíbrio do sistema e garantir maior vida útil à bateria. Por isso é essencial que eles estejam em perfeitas condições de funcionamento. Os retificadores são responsáveis por estabilizar a corrente gerada pelo alternador, transformando-a em corrente contínua. Já o regulador ajusta a voltagem gerada pelo alternador.
Mas é preciso ficar atento a esses componentes. Porque o retificador e o regulador de voltagem são os mais vulneráveis dentro do alternador. Com isso ocorrem problemas muitas vezes recorrentes. E se deve considerar que é o resultado da existência de uma grande quantidade de acessórios elétricos nos modelos atuais. Então, precisam atuar constantemente no controle da tensão gerada pelo alternador.
Sinais de alerta destes problemas podem ser o funcionamento irregular dos dispositivos elétricos e o cheiro de queimado em peças elétricas. Então, a indicação é procurar um atendimento mecânico imediatamente, considerando que estas falhas apontam para algum problemas no funcionamento dos reguladores.