Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças

A Rampage traz para o Brasil uma inovação no atendimento ao cliente com o uso do ChatGPT. Segundo a Ram, esse é o primeiro veículo no país a utilizar o recurso de Inteligência Artificial (IA) para atender as demandas dos consumidores.

O mecanismo inédito responde às dúvidas dos proprietários da caminhonete no canal oficial da montadora no WhatsApp. Os clientes podem enviar perguntas por texto, áudio e até mesmo mandar fotos de itens do carro para obter mais detalhes. O atendimento é capaz de dar respostas de maneira personalizada e prática, desde dados mais técnicos até curiosidades sobre o produto e a marca.

Conteúdo tecnológico no atendimento premium

“É a materialização do atendimento premium e inigualável que oferecemos aos nossos clientes, sempre na vanguarda das tecnologias. Escolhemos a Rampage para inaugurar essa experiência e reforçar que temos a picape brasileira com maior conteúdo tecnológico do mercado. E agora com esta novidade que é o uso de IA para atendimento ao cliente”, frisa o vice-presidente da Ram para a América do Sul, Juliano Machado.

Troca de óleo e substituição de pastilhas de freio

O consumidor pode solucionar todas as dúvidas sobre o produto. Ele consegue informações sobre período de troca de óleo, substituição de pastilhas de freio e pressão recomendada para os pneus, por exemplo. Além disso, pode localizar componentes como o estepe e o botão de acendimento da luz da caçamba.

Respostas ágeis que utilizam linguagem acessível

Dentro desta nova experiência, o motorista pode consultar cada uma das 361 páginas do Manual do Veículo da Rampage, e ter a resposta adequada para cada dúvida com uma agilidade impressionante e linguagem acessível. É possível também perguntar e receber as respostas em espanhol e inglês, além do padrão que é o português.

Crescimento na satisfação do cliente nos resultados

O atendimento via Whatsapp com a utilização do ChatGPT é uma solução da área de Customer Care da Stellantis. Antes de ser lançada, a empresa realizou diversos testes da ferramenta e constatou que houve um crescimento na satisfação do consumidor nos resultados gerais de informações técnicas. Também foi verificado que ocorreu uma evolução na métrica One Call Solution, que mede atendimentos solucionados na primeira tratativa.

A definição pelo uso do ChatGPT foi baseada na volumetria de acessos ao WhatsApp e contatos na central de atendimento por busca de informações técnicas. Em 2023, foram mais de 5 mil visualizações na opção de manuais, além de mais de 7 mil contatos registrados na central de atendimento.

Posts Relacionados