A chegada ao mercado de seis novos modelos de alta performance foi confirmada esta semana pela Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil. Com esses lançamentos, a Mercedes-AMG atualiza um dos maiores portfólios de superesportivos do país, pois serão 11 versões entre hatchbacks, sedãs e SUVs.
Os novos compactos AMG A 45 e CLA 45 têm o motor com a icônica assinatura “um homem, um motor” de 4 cilindros, considerado pela marca o mais potente do mundo, agora uma potência poderosa de 421 cv.
Os SUVs GLC 43 e GLE 53 trazem motorização a gasolina, também assinadas individualmente. Eles são eletrificados com uma rede de 48V e sistema de gerador de partida integrado (ISG). A proposta é garantir uma potência adicional em situações de reaceleração, além de maior conforto em partidas e outras operações.
Nesta linha renovada, também há o primeiro utilitário 100% elétrico da montadora: o AMG EQE 53 4Matic+ SUV. Completando a lista de novidades, o AMG GLE 63 Coupé agrega o motor V8 de 612 cv eletrificado, com o sistema ISG e rede de 48V.
A 45 S 4Matic+ e CLA 45 S 4Matic+
Para quem busca ainda mais desempenho em veículos compactos, a fabricante de carros de luxo oferece ao consumo brasileiro os novos Mercedes-AMG A 45 S 4Matic+ e CLA 45 S 4Matic+. O visual destes carros tem um novo design das rodas de 19 polegadas. Ainda possui um spoiler traseiro, lanternas traseiras revisadas e escapamentos redondos de fluxo duplo.
No interior destes modelos, o volante inclui teclas de ajustes da linha esportiva que controlam recursos específicos, como o ESP de três estágios. A transmissão é a SpeedShift DCT de 8 velocidades. O sistema de tração nas quatro rodas conta com o modo Drif” para uma condução ainda mais extrema.
GLC 43 4Matic SUV
O novo GLC 43 4Matic SUV vem com inúmeras características no lado de fora e no seu interior. Estes itens enfatizam o caráter dinâmico do carro. A estética externa é caracterizada pela grade do radiador com lâmina verticais e o spoiler dianteiro com acabamento cromado. Também há painéis laterais integrados de forma harmoniosa, o spoiler traseiro com desenho de difusor e duas ponteiras de escapamento redondas. O interior é marcado pelos bancos esportivos AMG em couro, apresentando gráficos e revestimentos exclusivos.
O motor do utilitário é 2.0, de quatro cilindros, com um turbocompressor de gás de escape elétrico. O gerador de partida integrado (ISG) fornece impulso adicional de 14 cv. A tração é integral, a suspensão traz amortecimento adaptativo ajustável e a transmissão é de troca rápida de 9 marchas. O eixo traseiro direcional contribui para a experiência de direção típica de alta performance da Mercedes-AMG.
EQE 53 4Matic+ SUV
O EQE 53 4Matic+ SUV (foto) é, de acordo com a Mercedes, um marco adicional na estratégia de eletrificação, pois é o primeiro SUV totalmente elétrico de alta performance da marca. O trem de força elétrico (motor no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro) gera 626 cv e trabalha em conjunto com o sistema de tração nas quatro rodas totalmente variável.
O sistema de suspensão a ar se junta ao sistema de amortecimento adaptativo e o sistema de estabilização de rolagem específico. Esses equipamentos fazem parte do programa de desenvolvimentos adicionais que o automóvel Mercedes-AMG recebe quando comparado ao modelo EQE 300 SUV.
A bateria trabalha em 328 volts e foi produzida com a mais recente tecnologia de íons de lítio. A capacidade de energia utilizável é de 90,6 kWh. A bateria tem em sua composição dez módulos, totalizando 360 células. A estrutura se destaca pela alta densidade de energia e alta capacidade de carregamento. A autonomia atinge 338 km.
Para o Brasil, o SUV é equipado com o MBUX Hyperscreen. São três telas sob uma única cobertura que parecem se fundir em uma só. Com um software inteligente, se adapta completamente ao seu usuário e oferece sugestões personalizadas para inúmeras funções de entretenimento e ajustes do veículo.
GLE 53 4Matic+ SUV e GLE 63 S 4Matic+ Coupé
Os GLE renovados em suas versões AMG ganharam atributos únicos. Além dos exclusivos para-choques dianteiros e traseiros, faróis e lanternas, acabamentos internos e novos equipamentos, cada carroceria irá apresentar novas configurações.
Enquanto o GLE 53 e seu motor a gasolina eletrificado de 6 cilindros em linha e 435 cv será disponibilizado apenas na carroceria SUV, o GLE 63 e seu exclusivo motor V8, montado a mão de 612 cv, está à disposição apenas na versão Coupé. Outra particularidade marcante dos modelos Mercedes-AMG GLE é a tração integral que é totalmente variável e a suspensão a ar com amortecimento adaptativo ajustável.