Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças

A Toyota apresentou a nova versão da picape Hilux, a SRX Plus. A caminhonete média, produzida em Zárate, na Argentina, vem com uma configuração para melhorar a experiência de condução em termos de conforto a bordo e comportamento dinâmico.

A plataforma aprimorada da SRX Plus tem uma nova arquitetura com eixos mais largos. São mais 140 mm na frente e 155 mm atrás, com braços de suspensão alargados. O modelo oferece novos amortecedores (tubo duplo) com 3 mm a mais de diâmetro. Assim, há maior capacidade de absorção de impactos. E os amortecedores traseiros foram reposicionados para fora do chassi.

Maior rigidez de rolagem melhora sensação nas curvas

Pela primeira vez na Hilux, o eixo traseiro agrega uma barra estabilizadora. Com isso, a rigidez da rolagem aumentou em 20%. O resultado é uma melhor sensação de direção em curvas. Essas melhorias se refletem em uma condução mais suave, com mais aderência à estrada. Também há um desempenho de condução que coloca o conforto dos passageiros em primeiro lugar.

Outra novidade, segundo a montadora, é que essa reconfiguração do chassi permite aumentar a distância ao solo em mais 20 mm e o ângulo de ataque em 1 grau. Consequentemente, o desempenho da picape ganha um upgrade em estradas de terra e outros terrenos difíceis.

Barra aerodinâmica traseira diminui a turbulência e ruído

Com um design totalmente funcional, a SRX Plus traz ainda elementos que a deixam com uma cara robusta e elegante. Novas molduras alargadas (na cor do veículo) são impostas nos para-lamas. Uma barra aerodinâmica traseira (também na mesma cor) diminui a turbulência e reduz o ruído do vento, o que minimiza as vibrações e também o consumo de combustível.

E a força desta nova picape está sob o capô. O motor turbodiesel 1GD 2.8L 16V de 204 cv e 50,9 kgfm a 2.800 rpm capricham na potência do veículo. A SRX Plus possui transmissão automática de 6 velocidades e bloqueio do diferencial traseiro, controle de descida e subida, além das outras configurações da Hilux.

Freios traseiros a disco garantem maior controle e eficiência

Mas se o assunto é segurança, o destaque vai para os freios traseiros a disco, que garantem maior controle e eficiência sob elevadas exigências de frenagem. Ainda a SRX Plus dispõe de sete airbags e o pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense. São sistemas que auxiliam o condutor em diversas situações, evitando ou mitigando danos decorrentes de acidentes.

Sistema anticolisão usa câmera e radar de ondas milimétricas

O Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS) é um sistema que utiliza uma câmera e um radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o equipamento detectar a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem, para evitar ou reduzir os danos.

Alerta de mudança de faixa detecta os desvios no trajeto

O Sistema de Alerta de Mudança de Faixa ou Lane Departure Alert System (LDA) é projetado para detectar desvios no trajeto, considerando que as linhas divisórias sejam visíveis. Ao “ouvir e ver” os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo acaba sendo redirecionado para o centro da pista.

Controle de Cruzeiro permite condução em velocidade constante

Já o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) se assemelha ao Cruise Control, que permite a condução a uma velocidade constante predeterminada. O ACC utiliza o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos. Com estes recursos, ele calcula a distância e ajusta a velocidade, para ajudar a manter uma distância preestabelecida de carro para carro.

Acessórios colaboram com praticidade, conforto e conveniência

Toda a linha Hilux conta com mais de 40 acessórios genuínos. Estes itens buscam incrementar a experiência do cliente ao oferecer soluções de design, praticidade, conforto e conveniência. Os mais buscados pelos clientes da picape também estarão disponíveis para a nova versão SRX Plus.

Entre eles, estão o assistente de caçamba, que torna a tampa traseira mais leve na abertura e no fechamento e a soleira, uma personalização que agrega mais esportividade ao veículo. Também está inserido o engate, para o acoplamento com trailers, carretas para o transporte de cargas e pequenos barcos. E o friso lateral inferior protege o veículo contra impactos do dia a dia.

Posts Relacionados