O Abarth, primeiro SUV coupé da Fiat, agora é um Fastback. Criado e produzido no Polo Automotivo da Stellantis em Betim, Minas Gerais, o novo Fastback Abarth mantém a mesma ideia estética, porém com uma direção mais provocante. A proposta do novo modelo da marca é a mais performance, tecnologia e inovação em um carro feito sob medida para os amantes da velocidade.
Sem opcionais, o veículo agrega uma ampla lista de equipamentos de série, como escapamento duplo esportivo, central multimídia de 10,1 polegadas com serviços conectados, paddle shifters, ADAS (sistemas avançados de assistência à direção), freio de mão eletrônico com Auto Hold e wireless charger (carregador por indução).
“O novo Fastback Abarth traz um design arrojado aliado ao desempenho esportivo, atributos muito valorizados pelos brasileiros. Com certeza, ele movimentará o mercado e vai atrair olhares por onde passar. O lançamento deste modelo é mais um passo no começo da nova era da marca no Brasil”, salienta o vice-presidente sênior da Fiat e da Abarth na América do Sul, Herlander Zola.
Para a montadora, não é novidade que o consumo de utilitários passou por um grande salto nos últimos anos. Atualmente, essa fatia já corresponde a 36% do mercado. Olhando mais especificamente para os B-SUVs, a Fiat já ocupa a segunda posição deste segmento com 16% de market share. Com a Abarth, o propósito da fabricante é trazer mais exclusividade e performance para esse segmento, atingindo um público que procura por um veículo esportivo premium.
Performance esportiva é ponto alto do SUV coupé
De acordo com a montadora, a performance é o ponto alto do novo Abarth. O veículo é equipado com uma motorização de maior potência e torque da categoria. São 180 cv a gasolina e 185 a etanol, com 270 Nm. O utilitário carrega sob o capô o propulsor turbo 270. E vai de zero a 100 km/h em 7,6 segundos. A velocidade máxima é de 220 quilômetros por hora.
Feito sob medida, o Fastback foi desenvolvido com a plataforma MLA com ajustes específicos, como a calibração do motor. O câmbio também foi reformulado, ganhando trocas mais rápidas e esportivas. O carro ainda conta com uma dinâmica mais precisa, direção mais direta e rodas mais largas e mais leves e pneus mais aderentes.
Suspensões garantem mais estabilidade e dirigibilidade
O veículo passou por alterações no sistema de exaustão, agregando um escape duplo bilateral e ronco esportivo e marcante. As suspensões garantem mais estabilidade, com menor rolagem e menor altura de solo. As molas estão mais rígidas, e os amortecedores até 21% mais estáveis. Já a suspensão dianteira renovou a sua geometria, promovendo uma melhor dirigibilidade.
Três modos de condução: Normal, Manual e Poison
O SUV tem o vão livre do solo de 215mm, 20° de ângulo de entrada e 23° de saída. A transmissão é automática, de seis velocidades, e há três modos de condução: Normal, com foco em esportividade e conforto; Manual, trazendo versatilidade e personalidade, e Poison, exclusivo da marca, com resposta rápida e muito mais fun-to-drive, segundo a marca.
O modo Poison pode ser acionado através de um botão vermelho no volante. Ele surpreende com a carga da direção, que permite uma condução mais firme, com progressão mais acentuada em velocidades maiores. Também há uma vetorização dinâmica de torque, sistema que distribui a força nas rodas durante as curvas, deixando o veículo mais envenenado nas manobras.
Neste modo, ainda há uma calibração superesportiva do câmbio, com redução automática das marchas em frenagem. Assim, auxilia com freio motor e antecipa o engate da marcha mais apropriada no retorno à aceleração. Os controles de tração e estabilidade se tornam menos intrusivos, oferecendo uma direção ainda mais esportiva.