Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças
Novos amortecedores para motos crossover de média cilindrada
Dia 29 de outubro de 2023 | Por Rosangela Groff | Sobre Destaques e Duas Rodas e Últimas Notícias

A Cofap anunciou um produto inédito: amortecedores para motocicleta crossover de média cilindrada. A fabricante garante que é a primeira marca a oferecer estes componentes no mercado de reposição. Os novos itens são produzidos para os modelos Honda NC 700X e NC 750X.

De acordo com a empresa, até agora, essa categoria de veículos de duas rodas contava apenas com peças no mercado original, com custo elevado, ou recondicionadas, que “não proporcionam a mesma segurança de um produto original ou com a marca Cofap”.

A fabricante afirma que as peças têm excelente custo-benefício. Elas estão disponíveis com o código MSC41014 e podem ser aplicadas nos modelos NC 700X, que foram fabricadas entre 2013 e 2015, e NC 750X (2015 a 2021).

Crossovers são motos direcionadas à versatilidade

As crossovers são motos que têm a preferência dos pilotos que gostam de versatilidade. Elas possuem a característica de trafegar na cidade, na rodovia e até em estradas de terra. Conforme dados divulgados pela Abraciclo, no período de 2013 a 2021, já foram produzidas mais de 16 mil unidades dos dois modelos da Honda.

Portfólio para motocicletas com mais de 60 códigos

A Cofap tem um completo portfólio de amortecedores para motocicletas. São mais de 60 códigos que atendem vários modelos de diversas montadoras, como Dafra, Haojue, Harley Davidson, Kawasaki, Shineray, Suzuki e Yamaha, com cobertura de 97% da frota circulante.

Os componentes são desenvolvidos seguindo os parâmetros e as especificações dos produtos genuínos. A eles são aplicados o know how adquirido em mais de 70 anos de fornecimento destas peças para a indústria automotiva.

Amortecedores são bi tubulares ou monotubulares

Os amortecedores de suspensão estão classificados como bi tubulares e monotubulares. Os bi tubulares são compostos por dois tubos, montados um dentro do outro: um é reservatório e outro, de pressão. Eles são usados geralmente aos pares. Os monotubulares têm apenas um tubo, que contém dois compartimentos (reservatório e de pressão), separados por um pistão flutuante. Neste caso, é aplicada uma única peça na suspensão traseira das motos.

A tecnologia mais utilizada nestes amortecedores é a bi tubular, como a encontrada nas motos de baixa cilindrada. Ela possui uma válvula de compressão, que controla a passagem do óleo entre o tubo reservatório e o tubo de pressão. Isso contribui com a mola para amenizar o fechamento da suspensão. E uma válvula de tração controla o movimento de abertura da suspensão, resultando em mais conforto, tanto para alta como para baixa velocidade.

Garantia da circulação da quantidade ideal de óleo

Essas peças da Cofap permitem a circulação da quantidade ideal de óleo, de acordo com as exigências da suspensão durante a condução da moto. Com isso, há uma melhoria da dissipação de calor e ganhos na eficiência, na performance e na durabilidade do componente. Porque ocorre uma menor perda de óleo por evaporação e viabiliza uma manutenção do índice de viscosidade mais adequado ao projeto do veículo.

Motos esportivas trazem monoshock na traseira

Atualmente, as motos esportivas, crossover e off-road trazem apenas um amortecedor, que é conhecido como monoshock, na suspensão traseira. Ele pode ser bi tubular ou monotubular. Este último proporciona maior eficiência no controle do movimento da suspensão. A Cofap desenvolve também amortecedores com tecnologia monotubular para motos que utilizam, originalmente, a bi tubular.

Estabilidade do veículo e segurança do motociclista

A principal função dos amortecedores é o controle dos movimentos de subida e descida da suspensão. Eles mantêm o pneu sempre em contato com o solo. Localizado na parte traseira da motocicleta, o amortecedor conecta a balança oscilante com o chassi. Dessa forma, esta peça é responsável pela estabilidade do veículo e pela segurança do motociclista.

Sinais de desgaste são vazamentos ou perda de ação

Com o uso do veículo, há um desgaste natural do componente. E isso pode comprometer o seu funcionamento, prejudicando a dirigibilidade da moto e aumentando o risco de acidentes. Alguns sinais como vazamentos ou perda de ação indicam que é hora de procurar um mecânico de confiança.

 

Posts Relacionados