Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças

Com os feriados chegando, neste e nos próximos meses, além do período de férias, muitas pessoas vão aproveitar esses momentos para pegar a estrada. Mas para ter uma viagem segura e tranquila é imprescindível que o carro esteja em perfeitas condições.

Então, é muito importante antes da viagem que seja feita uma manutenção preventiva do veículo, para evitar uma dor de cabeça no trajeto. E no caso de o mecânico recomendar a troca de peças no automóvel, a substituição destes itens deve ser feita por produtos de qualidade.

Sistema de suspensão merecem atenção especial

O sistema de suspensão é fundamental para o bom funcionamento do carro. E os componentes que fazem parte desta estrutura devem ganhar uma especial atenção durante a realização da manutenção preventiva.

O amortecedor é a principal peça desse conjunto, pois ele garante a segurança do motorista e dos passageiros, já que responde pela estabilidade e dirigibilidade do veículo. O ideal é que esse componente seja verificado a cada revisão periódica. Porque deve ser considerada a perda de ação dos amortecedores, com desgastes naturais de suas peças internas ao longo do tempo.

Modo de condução interfere na vida útil das peças

O modo como o carro é dirigido pelo seu dono também interfere na vida útil das peças. O condutor pode passar por lombadas ou outros obstáculos sem reduzir a velocidade e subir guias de calçada, por exemplo. Ainda ele pode trafegar em pistas esburacadas e com outras alterações de pavimento, além de estradas de terra. Todas essas condições de direção reduzem a durabilidade dos amortecedores e demais componentes do sistema de suspensão.

Molas helicoidais, barras, bandejas e bieletas

Mas não é só o amortecedor que deve ser considerado em uma manutenção preventiva visando à suspensão. Outras peças também devem ser revisadas: molas helicoidais, barras estabilizadoras, bandejas de suspensão e bieletas, entre outras. Esses componentes são muito importantes para que o veículo rode de forma segura, com estabilidade direcional nas retas, curvas e frenagens.

Bateria alimenta ignição e sistemas elétricos

A bateria é outro item crucial que deve ser avaliado na revisão antes de uma viagem, seja ela curta ou longa. Esse componente tem como função fornecer energia para o motor de partida. Dessa forma, ela é responsável pela alimentação do sistema de ignição e injeção. Assim, garante que o condutor possa ligar e seguir com o carro.

Já a iluminação e demais equipamentos acionados enquanto o motor não está em operação dependem da bateria. E considerando que os carros cada vez mais agregam altas tecnologias e eletrônica embarcada, a relevância das baterias é ainda maior. Porque ela dará o equilíbrio elétrico e a manutenção do funcionamento dos sistemas elétricos.

Alguns sinais que apontam para a necessidade de troca de é a dificuldade que o condutor tem em dar a partida do carro e o acendimento da luz de alerta no painel de instrumentos do veículo, além da oxidação nos terminais do componente.

As baterias de qualidade garantem um ótimo desempenho nas partidas, maior resistência mecânica e à corrosão. Com isso, apresentam uma durabilidade mais ampla. Atualmente estes produtos estão mais evoluídos, em função de novos processos de fabricação e novas ligas metálicas que compõem as grades.

Pastilhas de freio são essenciais à segurança

Em uma manutenção preventiva, outro componente a ser verificado são as pastilhas de freio. Elas são determinantes para a segurança dos ocupantes do veículo. Esses componentes trabalham em conjunto com as pinças de freio. Eles reduzem a velocidade e proporcionam o controle da condução no trânsito em linha reta e antes das curvas. Ruídos no acionamento do freio são indicações de que o componente não está funcionando bem.

O profissional da oficina deve averiguar o desgaste das pastilhas e substituí-las quando atingirem o limite de segurança. Assim, ele evita que a massa de atrito se desgaste completamente. Pois se isso acontecer, a base metálica sobre a qual é depositada a massa de atrito fica exposta, em contato direto com o disco de freio. O resultado será a drástica diminuição do poder de frenagem, com danos no disco.

Iluminação garante a boa visibilidade na via

E se a viagem for à noite, mais uma razão para estar em dia com o sistema de iluminação. Pois as lâmpadas em perfeito estado dão maior conforto na direção durante a noite e em situações de baixa visibilidade. Não contando que, caso alguma lâmpada esteja queimada, o motorista pode ser multado.

Faróis (alto, baixo e longo alcance), luzes de posição, freio, pisca-pisca e ré, além da iluminação de cabine devem ter uma geometria e luminosidade em bom nível e alta resistência à vibração, características que garantem a segurança e a durabilidade do produto, de acordo com a fabricante de autopeças Magneti Marelli.

Posts Relacionados