Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças
Corolla 2024 oferece mais tecnologia e menor consumo de combustível
Dia 23 de setembro de 2023 | Por Rosangela Groff | Sobre Destaques e Tecnologia e Últimas Notícias

A Toyota do Brasil anunciou o lançamento da linha 2024 do Corolla, sedã que tem grande aceitação no segmento do Brasil. Para a marca, é uma referência global em qualidade, confiabilidade e durabilidade. Novas versões chegam nas concessionárias até o final do mês.

O modelo chega com novidades que dão um upgrade na experiência de condução, no conforto e na conveniência do carro. Esse reforço nos atributos do DNA Toyota atende pedidos dos clientes da marca. Agora, o Corolla está ainda mais eficiente, conforme a montadora, e prioriza segurança, menor consumo de combustível em todas as versões e baixas emissões.

Design traz elegância e sofisticação

A partir da versão XEi, o veículo apresenta a nova grade frontal, um item que eleva a elegância do design. As rodas de 17 polegadas também ganham desenhos exclusivos, com a proposta de uma maior sofisticação e esportividade.

A GR-Sport tem rodas com pintura escurecida, além do teto solar. As versões Gazoo Racing agregam alterações mecânicas para uma dirigibilidade mais esportiva. No caso do Corolla, as mudanças ocorrem na suspensão. Há molas e amortecedores mais firmes, braços estruturais ligados ao chassi e defletores na parte inferior do automóvel.

Tecnologia, conforto e conveniência

A linha Corolla 2024 inclui um novo cluster TFT com tela digital de 12,3 polegadas (XEi) e 7 polegadas (GLi, versão de entrada). A multimídia é com tela de 9” com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. Ainda foram adicionadas saídas de ar-condicionado para o banco traseiro e duas USB-C para a comodidade dos passageiros.

Visando à redução de ruído na rodagem, o sedã incluindo ainda as versões Altis Premium, Altis Hybrid e Altis Hybrid Premium, vêm com pneus 215/50/R17. E a Premium flex e Hybrid Premium possuem acessórios como friso lateral inferior com detalhes cromados, para aumentar a proteção na abertura das portas em lugares de pouco espaço, aplique cromado no farol de neblina dianteiro e soleira iluminada.

Segurança inclui pedestres e ciclistas

O Corolla já tinha o Safety Sense, com Sistema de Pré-Colisão Frontal, Sistema de Assistência de Permanência de Faixa, que contempla função de Alerta de Mudança de Faixa, tecnologia de faróis altos automáticos e Controle de Cruzeiro Adaptativo. Nesta nova linha, houve o aprimoramento no Pré-Colisão Frontal, que está mais preciso na identificação de pedestres e ciclistas.

Mas ainda existe a segurança passiva no modelo 2024. Ele é equipado de série com sete airbags, câmera de ré, cinto de segurança de três pontas e freios ABS com EBD. As configurações GR-Sport, Altis Premium e Altis Premium HEV contam também com sensores de alerta de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro.

Desempenho eficiente e econômico

Aprimoramentos no modelo levam a melhorias no consumo de combustível e na redução das emissões de gases poluentes, que atendem rigorosos padrões da legislação brasileira. As versões do Corolla carregam o motor 2.0 Dynamic Force Dual VVT-iE 16V DOHC, que entrega até 175 cv a 6.600 rpm e torque de 21,3 kgfm a 4.400 rpm. Elas receberam a implementação do sistema ORVR (On Board Refueling Vapor Recovery), recuperação de vapor de reabastecimento a bordo.

O carro é responsável por uma eficiência 8,4% maior na estrada quando movido a etanol com motor 2.0. Já nas configurações híbridas flex, combinando um motor 1.8 16V ciclo Atkinson, de 101 cv, com dois motores elétricos de 72 cv e 16,6 kgfm de torque, o ajuste nas medidas dos pneus resultou em eficiência 12% superior na estrada quando movido a etanol.

Este ajuste nos pneus, além de aperfeiçoar sensivelmente o conforto a bordo, acaba por promover um ganho da eficiência ao diminuir a resistência à rolagem do carro. Neste processo, é mantido o nível excelente de estabilidade, o que resulta também em menor consumo de combustível.

Posts Relacionados