Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças

A Fraga Inteligência Automotiva realizou no dia 17 de agosto, na Asdap, uma palestra sobre a “Evolução real e prevista do mercado de reposição e seus principais desafios”, com a participação de diversos associados. Danilo Fraga, diretor de Inteligência de Mercado, abordou uma série de assuntos, como diagnóstico de mercado, características da frota circulante, esgotamento do modelo teórico tradicional da cadeia de abastecimento e ciclos de quebra de paradigmas mercadológicos.

Em relação à dinâmica de mercado, o palestrante da empresa, conhecida por estudos que realiza sobre a frota circulante no Brasil, indicou questões como a tecnologia inserida nos veículos e à disposição de agentes comerciais, que envolvem a expansão digital, mas a dificuldade de absorção das ferramentas. Também falou sobre fusões e aquisições que concentram a distribuição, proliferação de marcas e produtos e o crescimento dos varejos.

Em um cenário de transformações, no entanto, é possível constatar que os pilares centrais do aftermarket brasileiro são sólidos. Cerca de 80% da manutenção veicular no país são realizados pelo segmento independente. Também grandes marcas nacionais e globais são líderes de mercados em suas linhas de produtos. E há ainda uma barreira de entrada alta para os players internacionais.

E as preocupações sobre o futuro dos negócios ficou por conta da disputa acirrada de preços, margens reduzidas, entraves na gestão de estoque e devoluções excessivas, entre outros fatores. Outra análise que Danilo discutiu foi referente aos gastos com reposição de peças de veículos elétricos, que serão significativamente menores, considerando referências como os Estados Unidos, a Europa e a China.

Encontros promovem a integração e interação de associados

Para Felipe Capellão de Paula, gerente comercial da Braslux Indústria de Autopeças, encontros deste tipo são importantes para promover a integração e a interação dos associados, bem como criar e manter uma network neste formato. “Valorizo muito eventos assim, e como representante de uma indústria é de suma importância esta proximidade e este relacionamento.  Nos faz ficar mais perto dos clientes e de seu público-alvo, entendendo a dinâmica do mercado e dos associados.”

“Em relação à palestra, gostei bastante do conteúdo, que foi claro, direto e eficiente. O Danilo trouxe informações de mercado consumidor, números, avaliações, o que é muito saudável para termos atualizações e nos mantermos ativos no mercado, absorvendo os movimentos e as tendências do setor para o futuro”, expressou.

Definição de estratégias e ações para o segmento no futuro

“São informações interessantes para que possamos definir estratégias e ações para o segmento daqui para frente. É muito proveitoso ter este tipo de informação e a interação para consolidar o mercado de reposição, que é grande e em crescimento no Brasil. Estas informações nos ajudam a entender e criar produtos e relacionamentos exclusivos e direcionados ao segmento, que é especialmente regionalizado.”

Compartilhamento das necessidades, pautas e reivindicações

De acordo com o gerente comercial da Braslux, estas apresentações organizadas pela Asdap são de muito valor para as empresas, porque aproximam a indústria das distribuidoras. “Nestas reuniões é possível compartilhar dados e experiências e apoiar as necessidades do setor, assim como as suas pautas e reivindicações”, completou.

Segundo o diretor da Toli Distribuidora, Nestor Valentim Santin, a Fraga tem um conhecimento do mercado de reposição automotiva muito amplo. “É certamente o mais completo do Brasil, e vem sendo construído com cuidado desde o avô até o neto, atualmente. Nas palestras deles, com o Danilo agora, mostram o setor em todas as perspectivas, desde a formação da frota brasileira até as tendências dos modelos de negócio. Então, é sempre bom ouvir o Danilo”, enfatizou.

Profusão de marcas de produtos e frota extensa e diversificada

“Nessa última palestra ele deixa claro o panorama, mostrando que convivemos hoje com uma profusão de marcas de produtos e uma frota extensa e muito diversificada em modelos de veículos. É tão grande a variedade de peças que o mercado demanda que o nosso trabalho se torne um desafio gigante. Os nossos estoques são cada vez maiores, os itens de alto giro diminuem e é impossível evitar rupturas na entrega. Quem souber navegar nesse mar infinito e agitado vai sobreviver”, frisa Santin.

Posts Relacionados