Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças
Mustang GTD vem para enfrentar o melhor de todos os carros esportivos
Dia 19 de agosto de 2023 | Por Rosangela Groff | Sobre Destaques e Mercado e Últimas Notícias

O Ford Mustang GTD 2025 chega ao mercado para ser um carro de alta performance com edição limitada. É um modelo homologado para as ruas, mas com a alma de supercarro. O GTD é um “tour de force” tecnológico, inspirado no GT3 e programado para correr em Le Mans no próximo ano.

A carroceria é larga e esculpida em fibra de carbono. A asa traseira arrojada se une a esse design imponente para um incrível desempenho. Segundo a marca, é um Mustang como nenhum outro já feito, e vem para enfrentar o melhor dos modelos esportivos europeus. Veja o vídeo.

.

“O Mustang GTD destrói todas as noções preconcebidas do que é um supercarro”, afirma o presidente e CEO da Ford, Jim Farley. “É uma nova abordagem para nós. Não projetamos um carro de rua para as pistas. Criamos um carro de corrida para as ruas”, enfatiza.

Todas as peças de precisão do GTD foram especialmente projetadas e direcionadas a funções específicas. A ideia desta versão do Mustang é que ele seja o mais rápido na pista, com mais tecnologia existente nos carros de corrida atuais. E ser o Mustang de rua mais veloz de todos os tempos.

Uma incrível força planta o carro no asfalto, graças à sua aerodinâmica superativa e à aderência dos enormes pneus. A suspensão dianteira tem braços curtos e longos, com altura dupla, e a traseira é multilink. E a frenagem é administrada pelos freios de carbono-cerâmica

Motor é supercharged V8 5.2 com mais de 800 cv

O poderoso GTD tem um câmbio de oito marchas com dupla embreagem montada na traseira. Já o eixo de transmissão é feito de fibra de carbono leve para proporcionar uma distribuição de peso próxima de 50/50. Todas essas estruturas colaboram para a performance espetacular de um V8 5.2 supercharged, com potência de mais de 800 cavalos.

“Quando você olha para a engenharia do carro, a aerodinâmica e como o trem de força funciona, o Mustang GTD é realmente um foguete de rua”, conceitua o diretor global da Ford Performance Motorsports, Mark Rushbrook.

Legado de vitórias em Le Mans no próximo ano

O GTD nasceu da proposta do GT3 de competição, que retorna a Le Mans no próximo ano. Ele vai ocupar o topo da família Mustang, agora constituída por modelos de rua e outras versões exclusivas para as pistas, como o Mustang GT4, o Mustang GT3 e o Mustang Dark Horse R.

Estes três ícones superesportivos irão rodar nas avenidas e pistas de todo o mundo para manter o legado do Mustang como o carro de maior sucesso da Ford em corridas. O nome GTD é oriundo da categoria IMSA GTD, que segue a regulamentação GT3 da FIA.

GTD contra qualquer marca e seu melhor carro

“Esta é a nossa empresa. Estamos lançando o desafio e dizendo: venham pegar”, comenta Farley. “Estamos à vontade para anunciar a todos que estamos prontos para levar o Mustang GTD para a pista contra qualquer outro chefe da indústria em seu melhor carro de rua.”

“O Mustang GTD representa o melhor da Ford e o que o nosso time busca fazer todos os dias”, indica o CEO da montadora. “Isso é o que acontece quando pegamos aquilo no que somos bons e ampliamos os limites. Ele representa a essência da transformação pela qual a Ford está passando, de software a carros de edição especial”, reforça.

Desenhado para aerodinâmica que explora o ar

O design do Mustang GTD é totalmente direcionado a explorar o ar. Cada linha é focada no desempenho aerodinâmico e na velocidade. A escultura vai desde o divisor dianteiro, o capô e os para-lamas até a asa traseira ativa com controle hidráulico, montada no pilar C.

Também a utilização de fibra de carbono contribui à redução do peso, diminui o centro de gravidade e melhora a capacidade de resposta. Os para-lamas, o capô, a cobertura que substitui a tampa do porta-malas, as soleiras das portas, os divisores dianteiro e traseiro e o teto são feitos neste material, assim como os painéis dianteiro e traseiro.

O pacote aerodinâmico opcional oferece uma cobertura de fibra de carbono sob a carroceria do carro e tecnologias que seriam ilegais em corridas, como abas dianteiras controladas hidráulicamente para gerenciar o fluxo de ar junto com a asa traseira ativa.

O espaço que seria do porta-malas é ocupado pela suspensão, pelo sistema de controle hidráulico e pelo sistema de refrigeração da transmissão. A tampa foi substituída por uma cobertura inspirada nas competições, com duas entradas de ar para trocadores de calor.

Esta combinação de estruturas aerodinâmicas acaba projetando no veículo uma enorme downforce. E este recurso é equilibrado nos eixos dianteiro e traseiro e eleva a velocidade nas curvas, permitindo um controle apurado do veículo.

Performance e tecnologia instigam à velocidade

“O hardware foi cuidadosamente selecionado e desenvolvido para permitir um tempo de volta excepcional”, explica o engenheiro-chefe de programa da Ford, Greg Goodall. “O objetivo deste projeto é claro: ir muito, muito mais rápido que nunca, com tempo de volta de menos de 7 minutos em Nürburgring. Isso faz dele o Mustang de rua mais rápido da Ford.”

Primeiro sistema de cárter seco no Mustang de rua

O GTD tem uma motorização com entradas duplas de ar e o primeiro sistema de cárter seco em um Mustang de rua. O equipamento mantém o motor lubrificado em curvas exigentes. A linha vermelha de rotação do motor, a mais de 7.500 rpm, gera notas excepcionais, reforçadas pelo sistema de exaustão com válvula ativa de titânio opcional.

Suspensão varia força de mola e altura do curso

O desempenho do GTD é qualificado pela suspensão semiativa de última geração, que pode variar tanto a força de mola quanto a altura do curso. O amortecedor com válvula adaptativa de acionamento hidráulico permite aprimorar a performance de forma independente. Assim, é permitido um ajuste quase 40 mm mais baixo no modo Track.

O supercarro apresenta uma tecnologia nova na Ford, de controle de tração variável no modo pista. Ela faz com que o carro possa aumentar os seus limites, ao modular a potência do motor e a atuação do controle de tração. Os ajustes podem ser feitos sem o motorista tirar as mãos do volante, permitindo a ele a combinação dos recursos com a sua habilidade de direção.

Montagem começa nos EUA e termina no Canadá

O Mustang GTD estará disponível entre o fim de 2024 e início de 2025, com preço estimado a partir de 300 mil dólares. A sua montagem começará na fábrica da Ford em Flat Rock, em Michigan, nos Estados Unidos, e depois será finalizada à mão pelas equipes da montadora em Markham, no Canadá.

Posts Relacionados