Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças

A Fras-le segue ampliando o seu portfólio de pastilhas de cerâmicas visando às demandas de mercado para este componente. Segundo a marca, a linha Ceramaxx foi desenvolvida com exclusiva formulação cerâmica de alta performance. Estas peças são direcionadas para os veículos premium e atendem montadoras como a BMW, Audi, Jaguar, Mercedes-Benz, Land Rover, Volvo, Volkswagen e Toyota.

“As pastilhas com material de fricção cerâmico trazem mais conforto aos ocupantes do veículo, pois, além dos chanfros, contam com placa antirruído multicamada e tecnologia Comfort+ para absorção máxima dos ruídos e vibrações”, explica o consultor de Marketing do Produto da Fras-le, Guilherme Bonatto.

Estes itens atualmente abrangem 120 referências, de acordo com a empresa. E possuem tecnologia Fras-le Clean+, que atuam para manter as rodas limpas por mais tempo. Dessa forma, a formulação cerâmica Ceramaxx acaba trazendo mais facilidade e praticidade, inclusive na lavagem do carro.

Máxima estabilidade de atrito e placa antirruído

Existem ainda outras duas tecnologias usadas na linha Ceramaxx. A Control+ resulta em maior desempenho de frenagem, com máxima estabilidade de atrito em diversas condições de temperatura. Já a Eco+, que são pastilhas livres de metais pesados, não possuem substâncias tóxicas em sua composição. E possui plaqueta metálica com pintura eletrostática contra corrosão e placa antirruído com camada extra emborrachada.

Plataforma digital acha peças por geolocalização

Toda a linha da fabricante de materiais para fricção pode ser encontrada na plataforma digital Auto Experts. Essa ferramenta tem funcionalidade que permite encontrar as peças através de geolocalização, indicando os locais mais próximos em que o componente procurado está disponível.

O engenheiro de Desenvolvimento de Produtos, André Brezolin, afirmar que a Fras-le está sempre atenta às necessidades do consumidor. Assim, acompanha de perto os clientes e suas sugestões, bem como as exigências em âmbitos globais.

Pastilhas cerâmicas em carros de maior valor agregado

“Estamos sempre buscando diferenciais para os produtos. Há alguns anos, observando a tendência do mercado dos Estados Unidos, Japão e Coreia, na linha de montagem, das pastilhas cerâmicas em veículos com maior valor agregado, já começamos a pensar em inserir o material no mercado de reposição”, relata.

Conforme Brezolin, durante a evolução da indústria automotiva, entre as décadas de 70 e 90, algumas escolas de engenharia do setor se destacaram no desenvolvimento de freios. Ele exemplifica a americana, similar à japonesa, e a europeia.

“Cada veículo tem uma característica. Um automóvel europeu é mais voltado à performance, sem a preocupação com ruído de freio, desgaste de pastilha e disco. Por outro lado, o americano busca mais conforto. Então, o ruído de freio é próximo a zero, e é reduzida a geração de pó nas rodas”, indica.

Desenvolvimento de materiais e tecnologias diferentes

Essas escolas demandaram o desenvolvimento de materiais e tecnologias diferentes. Os materiais metálicos e semimetálicos favorecem o funcionamento em altas temperaturas e favorece a durabilidade das pastilhas. Os produtos cerâmicos diminuem a ocorrência de ruídos e a geração de pó nas rodas, privilegiando o conforto e a durabilidade de disco.

Para o desenvolvimento da linha Ceramaxx, o engenheiro esclarece que a Fras-le analisou uma ampla gama de materiais e veículos e fez inúmeros testes de campo. Também usou toda a sua estrutura para avaliar plataformas veiculares diferentes que pudessem representar a enorme quantidade de modelos presentes no mercado.

A Fras-le, além das pastilhas de freio, trabalha com lonas e sapatas para automóveis, motos, veículos pesados, entre outras aplicações, como ferroviário e industrial. A empresa atende montadoras e mercado de reposição. Tem fábricas para produção no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Argentina e Uruguai, e conta com rede global de atendimento comercial, com produtos alcançando mais de 125 países nos cinco continentes.

Posts Relacionados