Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças

O mercado de reposição automotiva acaba de ganhar mais nove códigos de bandejas, peças que integram o sistema de suspensão existente nos veículos. Os lançamentos são da Cofap e poderão ser aplicados em modelos das montadoras Chevrolet, Ford, Kia e Mercedes-Benz.

A bandeja de suspensão, que também é conhecida como braço oscilante, opera em conjunto com as molas helicoidais e os amortecedores. A função deste componente é conectar a roda ao chassi do carro. Dessa forma, permite que a roda se mova para cima ou para baixo ao passar por lombadas, buracos ou irregularidades do pavimento.

A maioria das bandejas estão localizadas na posição inferior de uma suspensão, mas são essenciais para manter o alinhamento das rodas. E, consequentemente, garantem o contato adequado dos pneus com o piso, garantindo uma melhor dirigibilidade do veículo, com estabilidade e segurança.

Desgastes naturais exigem trocas de componentes

Frequentemente submetidas a esforços resultantes dos obstáculos na pista, as bandejas passam por desgastes naturais, como todos os componentes mecânicos. Em decorrência disso, a recomendação dos fabricantes é que estas peças sejam incluídas na lista de itens a serem avaliados nas revisões periódicas.

A troca quando necessária das bandejas deve ser realizada no caso de a estrutura da peça estar empenada, fora de esquadro, amassada ou trincada. Também deve ocorrer se o pivô apresentar alguma folga ou se não puder ser substituído, além da possibilidade de haver alguma deformação no alojamento das buchas.

Peças desenvolvidas conforme especificações originais

O catálogo de bandejas de suspensão da Cofap atende mais de 90% da frota nacional de veículos. São oferecidos em torno de 365 códigos. A marca garante que seus produtos têm os mais altos níveis de qualidade e durabilidade. As peças são desenvolvidas estritamente de acordo com as especificações originais e respeitam os parâmetros genuínos, por se tratar de itens de segurança.

Bandejas podem ser de aço estampado ou forjadas

As bandejas de suspensão podem ser de aço estampado ou forjadas, e segundo a Cofap, sempre são respeitados os projetos originais das montadoras. Quando são produzidas com chapas de aço, os componentes apresentam espessura igual às autênticas. Eles são forjados, quando o veículo utiliza esse tipo de solução, também conforme o projeto autêntico, considerando espessura e matéria-prima.

Processo de produção alinhado aos amortecedores

Outra característica destas bandejas, conforme o fabricante, é o processo de produção e homologação das peças, que é feito em sinergia com a linha de amortecedores dos automóveis. Assim, é produzido um conjunto mais eficiente, que assegura o desempenho e confiabilidade do veículo, não somente para o condutor, mas também para o aplicador.

A Cofap, além das bandejas para suspensão, ainda continua promovendo investimentos direcionados à ampliação do portfólio dos outros componentes que integram o sistema, como molas helicoidais, barras estabilizadoras e bieletas.

A marca tem cerca de 1.800 códigos ativos, entre amortecedores de suspensão, direção, cabine, além de molas a gás para diversas aplicações. E, agora, também os amortecedores de caçamba vêm complementar o seu portfólio que abrange a reposição de veículos de passageiros, comerciais e motocicletas.

Posts Relacionados