Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças

A última geração do Volkswagen Virtus obteve a nota máxima em segurança em um novo protocolo de testes do Latin NCAP (2020-2024). Este órgão avalia o nível de segurança dos modelos vendidos na América Latina e Caribe.

Agora, com estes resultados altamente positivos do sedã, a montadora alemã se torna a única marca do Brasil com três modelos que ganharam cinco estrelas nas avaliações de impacto do instituto, que são o novo Virtus, o Nivus e o Taos, esses dois últimos, SUVs.

Os testes realizados pelo instituto conceituado na área de segurança consideram a proteção a adultos, crianças e pedestres, além dos sistemas de assistência ao motorista. Os resultados das avaliações servem para todas as versões do novo Virtus. O sedã é produzido na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e exportado para quatro países sul-americanos: Argentina, Equador, Paraguai e Uruguai.

Sedã, que chegou em fevereiro, foi totalmente reformulado

Lançado em fevereiro deste ano, o carro foi totalmente reformulado. Ele recebeu um desenho mais imponente e iluminação 100% em LED. O Virtus é o único modelo da Volkswagen que traz três opções de motorização: 170 TSI, 200 TSI e 250 TSI.

Segurança e conforto de direção nos sistemas de assistência

O sedã também recebeu um pacote completo de sistemas de assistência ao condutor. Desde a versão de entrada, a 170 TSI, o automóvel já vem com ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo), AEB (Frenagem Autônoma de Emergência) e Start-Stop. Agrega seis airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina), controle eletrônico de estabilidade (ESC) e controle de tração (ASR).

Sofisticação, tecnologia e esportividade na versão Exclusive

No topo da gama, a versão mais luxuosa é a Exclusive. Com a proposta de relembrar o seu ancestral, o Santana EX de 1990, o carro apresenta a mistura entre sofisticação, tecnologia e esportividade. A cabine, por exemplo, possui acabamentos e bancos exclusivos. As rodas são de 18 polegadas e, debaixo do capô, o motor atinge 150 cv.

Testes rigorosos do Latin NCAP são divididos em quatro grupos

O novo protocolo do Latin NCAP se divide em quatro grupos de avaliação. São eles a Proteção aos Ocupantes Adultos, Proteção aos Ocupantes Crianças, Proteção aos Pedestres e Sistemas de Assistência ao Condutor e a Nota Geral, que é definida pelo menor índice entre os grupos.

Impacto frontal e lateral contra barreira deformável e poste

No grupo de Proteção aos Ocupantes Adultos, acontecem ensaios que agregam uma série de requisitos de segurança e performance biomecânica. Esta análise ocorre por meio de um impacto frontal a 64 km/h contra uma barreira deformável com 40% de sobreposição da frente do veículo. Também faz parte do teste o impacto lateral (contra uma barreira deformável montada em um trenó a 50 km/h contra o veículo), além do impacto lateral contra um poste a 29 km/h).

Frenagem de emergência e efeito chicote na coluna cervical

Ainda, é testada a frenagem autônoma de emergência até 50 km/h, considerando uma situação de trânsito urbano. É feita a avaliação do efeito chicote na coluna cervical do “motorista” (whiplash). E a integridade do sistema de combustível e adicionalmente a folha de resgate para o corpo de bombeiros são observadas, para a indicação dos pontos corretos de corte da estrutura.

No grupo de Proteção aos Ocupantes Crianças, o parecer do instituto é feito com base na performance nos impactos frontal e lateral. Adicionalmente, são analisados os fatores de proteção às crianças presentes no veículo. Há a consideração da facilidade e segurança na instalação de cadeirinhas infantis.

Quando a avaliação é sobre a Proteção aos Pedestres, são identificados os índices de lesão nas pernas, na região pélvica e na região da cabeça. Este grupo engloba crianças e adultos durante testes de impacto na região frontal do veículo.

Controle eletrônico de estabilidade e limitador de velocidade

Se o assunto são os Sistemas de Assistência ao Condutor, a análise é direcionada à performance de dispositivos, como o alerta de utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros, controle eletrônico de estabilidade, limitador de velocidade e frenagem autônoma de emergência. O limite considerado é até 80 km/h, uma situação de trânsito urbano.

Programa independente de avaliação de veículos novos

O Latin NCAP (New Car Assessment Program) é um programa independente de avaliação de veículos novos. A atuação do instituto ocorre em parceria com organizações internacionais, como o Global NCAP, a FIA (Federation Internationale de l’Automobile), FIA Foundation, ICRT (International Consumer Research & Testing), e o apoio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Posts Relacionados