Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças
Mercedes-Benz integra ChatGPT no controle de voz dos automóveis
Dia 15 de julho de 2023 | Por Rosangela Groff | Sobre Destaques e Tecnologia e Últimas Notícias

A Mercedes-Benz expande ainda mais a utilização de Inteligência Artificial (IA). A tecnologia é integrada em seus modelos por meio do controle de voz Hey Mercedes, mas também já faz parte dos processos de produção da marca no mundo.

Desde junho passado, os clientes da montadora nos Estados Unidos têm à sua disposição um programa com o ChatGPT ao Hey Mercedes, que está inserido no sistema de infoentretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience). Esse dispositivo torna a plataforma de comandos por voz ainda mais intuitiva.

Com isso, o ChatGPT usa a variedade de formas de comunicação para agilizar a compreensão da linguagem natural, expandindo os tópicos de respostas. Os ocupantes do veículo podem experimentar um assistente de voz que aceita comandos de voz padrões e ainda podem conduzir conversas.

Proprietários experimentam tecnologia como desenvolvedores

A montadora disponibiliza aos proprietários dos automóveis a oportunidade de experimentar as tecnologias mais recentes em seus veículos como “desenvolvedores”. O programa beta, direcionado ao mercado norte-americano, deve durar três meses.

Com isso, os desenvolvedores da Mercedes-Benz terão acesso a informações úteis sobre solicitações específicas, o que permitirá definir prioridades mais precisas no desenvolvimento do controle de voz, definindo uma estratégia de implantação de modelos de linguagem natural em mais mercados e em outros idiomas.

ChatGPT é testado na produção na otimização de processos

Além dos testes com os donos dos carros, a marca também está testando o ChatGPT em suas linhas de produção. A ideia é acelerar o uso de ferramentas inteligentes no ecossistema de produção digital MO360, que foi introduzido em 2020.

O objetivo é otimizar a análise de dados de produção a partir do gerenciamento de qualidade. Então, o ChatGPT será um apoio aos colaboradores da produção como uma interface universal baseada em voz. O uso da IA irá acelerar a análise de pontos de melhorias e a otimização de processos.

Conexão inteligente gera a qualidade de desenvolvimento

Uma ferramenta de análise automatizada permite a conexão inteligente de dados de qualidade do desenvolvimento, experiência do cliente e produção. O resultado é que potenciais pontos de melhorias acabam sendo identificados e analisados de forma mais rápida. O ChatGPT também os identifica por meio de agrupamentos de dados.

Segundo a Mercedes-Benz, com o auxílio do ChatGPT, as avaliações complexas e as apresentações de dados relevantes à produção e ao gerenciamento da qualidade serão significativamente simplificadas.

Fazendo a substituição das complexas funções de programação, as consultas serão apresentadas em um diálogo. Assim, não apenas engenheiros, mas também os colaboradores sem conhecimento prévio de programação terão acesso aos dados necessários.

Contato digital na empresa baseado em Inteligência Artificial

Outra preocupação da fabricante de veículos premium é ter uma pessoa de contato digital baseada em IA. Os profissionais das áreas de produção se comunicam através do MO360 por meio de um portal de autoatendimento que está disponível em dispositivos da empresa, o que inclui incluindo tablets, smartphones e notebooks. O MO360 Support Bot foi projetado para fazer esclarecimentos através de diálogo com os colaboradores.

Posts Relacionados