Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças

A Hyundai desenvolveu uma nova geração de faróis, que exibem, em tempo real, sinais de trânsito projetados no asfalto por onde o carro transita. A nova tecnologia da marca sul-coreana tem a proposta de reduzir significativamente os acidentes noturnos tanto para os condutores dos veículos quanto para os pedestres.

A iluminação HD Lighting Sistem é uma inovação inteligente de leitura de sinais de trânsito em texto ou em ilustrações. Se houver obras na pista, por exemplo, a lâmpada indica essa situação à frente através de símbolos para os motoristas. Também faz a projeção de uma faixa de pedestres na superfície com luzes para que as pessoas atravessem a via em segurança.

Mesmo que já existam no mercado tecnologias de segurança que compartilham com os usuários informações de condução, como navegação por GPS e painel frontal, o novo sistema de iluminação da Hyundai é interpretado como um dispositivo voltado aos motoristas com a função de se comunicar com as pessoas que se deslocam próximas aos automóveis.

Sistema com micro LEDs e microespelhos digitais

O Lighting Sistem é composto por micro LEDs HD e por microespelhos digitais (DMD), que funcionam como um refletor. Estas estruturas controlam meticulosamente a lógica de praticada pelo software. E os dados obtidos com a câmera frontal e com o GPS são integrados na disponibilização de informações para o motorista.

O sistema de iluminação HD possui em torno de 25 mil micro LEDs com uma largura de 0,04 mm, ainda mais finos do que um cabelo humano. Essa quantidade representa 250 vezes mais LEDs do que os dos faróis LED (80-120 LEDs) produzidos atualmente.

Lâmpadas controlam a luz com maior sensibilidade

Com isso, a lâmpada controla a luz com maior sensibilidade, já que agrega um número muito maior de LEDs. O resultado é que a lâmpada acaba localizando objetos e pedestres com maior precisão.

Já o DMD consiste em um controlador de ultraprecisão que reflete a luz usando espelhos microscópicos que medem apenas 0,01 mm. As luzes emitidas por LEDs densamente compactados são refletidas através de 1,3 milhão de espelhos digitais, projetando símbolos na superfície da rodovia.

Projeção no solo em qualquer condição de conservação

Os LEDs, que com esta tecnologia aumentaram 10 mil vezes se forem comparados com o DMD anterior, podem ser controlados individualmente para projetar informações claras e precisas nas ruas e estradas, independentemente das suas condições de conservação.

Símbolo aparece em uma distância do carro de 15 metros

Os dados advindos do sensor da câmera e da navegação surgem em tempo real. Por exemplo, quando um veículo se aproxima de uma área onde ocorrem obras, o sistema apresenta o símbolo “Em Construção” com 1,5 metro de largura e em uma distância do carro de 15 metros. E ainda pode informar o limite de velocidade.

A ideia é aumentar a visibilidade do condutor nas ruas e estradas, evitando acidentes à noite. Assim, o motorista pode facilmente identificar quando o carro se aproxima de uma lombada, por exemplo, assim como a localização de entradas e saídas da faixa.

Posts Relacionados