Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças

A Renault e a Valeo criaram uma parceria que envolve tecnologia no desenvolvimento da arquitetura elétrica e eletrônica para os novos veículos da montadora da França. Com isso, os modelos de nova geração do grupo irão se manter sempre atualizados durante todo o ciclo de vida.

Com a arquitetura do Veículo Definido por Software (SDV) os automóveis serão capazes de integrar novas funcionalidades sem modificação no hardware. Essa tecnologia irá interagir, por exemplo, em sistemas como o de tripla redundância, que garante a segurança em carros autônomos através da leitura e informações de sensores.

A Valeo fornecerá componentes elétricos e eletrônicos essenciais para o SDV, principalmente o Computador de Alto Desempenho (HPC). Engenheiros da companhia ainda irão atuar junto às unidades do Renault Group, na França. Estarão em Guyancourt, Toulouse, e no parque tecnológico Sophia Antipolis, nas proximidades de Nice.

A equipe irá trabalhar em estreita colaboração com os profissionais da Renault Software Factory no desenvolvimento do programa. A empresa de tecnologia também disponibilizará aplicativos de softwares embarcados, como o assistente de estacionamento.

Redução dos ciclos de desenvolvimento e custos

Esta parceria para o Veículo Definido por Software tem como objetivo contribuir na redução dos ciclos de desenvolvimento e dos custos da arquitetura elétrica e eletrônica. O resultado esperado é a alta performance, compatibilidade e segurança na nova linha de veículos.

Ampliação dos limites da tecnologia automotiva

Segundo o presidente da Área de Negócios Conforto e Sistemas de Assistência ao Motorista da Valeo, Marc Vrecko, este desenvolvimento conjunto fortalece a parceria histórica entre a Valeo e a Renault. “A Valeo tem orgulho de trabalhar em parceria com o Renault Group, graças a este importante acordo. Esta parceria estratégica comprova nosso forte compromisso para ampliar os limites da tecnologia automotiva e melhorar a experiência ao volante e a segurança dos usuários.”

Competências e expertises das duas empresas

“A chegada da Valeo ao nosso ecossistema tecnológico constitui uma importante etapa na construção conjunta do nosso SDV. A nova parceria reúne as competências e expertises de nossas duas empresas francesas, para oferecer veículos tecnologicamente avançados e competitivos”, reforçou Vrecko.

A Valeo, empresa que trabalha com fabricantes de automóveis e novos players do setor automotivo, tem como foco a mobilidade mais limpa, segura e inteligente. Ela afirma ser a líder tecnológica e industrial em eletrificação, sistemas de assistência ao motorista, reinvenção da experiência na cabine e iluminação interna e externa do veículo.

Montadora de automóveis de nova geração

Já o Head de Compras, Parcerias e Relações Institucionais da Renault, François Provost, informou que o grupo, com sua futura unidade Ampère, dedicada à mobilidade elétrica e softwares, será um grande passo na inovação da marca. “O Renault Group continua expandindo a cadeia de valor do futuro para se tornar a montadora de automóveis de nova geração”, apostou.

Posts Relacionados