Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças

A Kia revelou nesta semana os detalhes sobre a sua investida em materiais sustentáveis nas próximas linhas de modelos. A ideia é reduzir as emissões em curto prazo e alcançar em escala a neutralidade de carbono em suas operações até 2045.

A iniciativa da marca faz parte da Estratégia de Sustentabilidade de Design, que abrange compromissos para eliminar gradualmente a utilização de couro e focar no desenvolvimento de novos materiais de base biológica.

São dez “itens de sustentabilidade obrigatórios”, de acordo com a montadora, que definem um patamar de referência para o uso de materiais sustentáveis. Em 2014, a fabricante já começou a aplicar o bioplástico e a biofibra de cana de açúcar no Soul EV.

E continuou a buscar práticas sustentáveis em seus produtos com a atual linha de componentes vegetais, PET reciclado e redes de pesca descartadas, na produção de tecidos e carpetes dos carros.

“Como parte de seus esforços avançados, a Kia continuará investindo em programas de teste e desenvolvimento para acelerar a implementação da biofabricação, ressaltando sua dedicação ao avanço de tecnologias sustentáveis”, declarou a marca.

Agora, o primeiro veículo a receber essa nova fase visando à reciclagem de materiais é o EV9. Serão dez itens de sustentabilidade obrigatórios aplicados ao utilitário elétrico de grande porte, com um desenho interno futurista. Conheça a seguir estes itens.

Bioplástico

Tipo de plástico inovador que pode ser produzido com o uso de uma variedade de fontes renováveis de biomassa, como óleos vegetais, extrato de milho, serragem e cana de açúcar.

O uso de bioplástico não apenas ajuda a diminuir a dependência de combustíveis fósseis, mas ainda disponibiliza benefícios de abastecimento diversificado e exposição reduzida a produtos químicos indesejados.

O material é versátil e durável o suficiente para ser aproveitado em vários componentes do interior do veículo. Do painel e console aos pilares e guarnições, este material pode ser encontrado, incorporando todo o design interno.

Plástico de material pós-consumo

O PCM é exatamente o que parece: plástico feito com material reciclado de produtos existentes, em vez de produtos novos. É um processo revolucionário com benefícios que abrangem todo o ciclo de vida da produção.

Primeiramente, reduz significativamente a quantidade de resíduos plásticos que acabam em aterros ou poluem o meio ambiente. Em segundo lugar, o plástico reciclado pós-consumo ajuda a conservar recursos não renováveis. Ele reduz a necessidade de materiais virgens a serem usados na criação de novos produtos.

Uma das principais áreas em que o plástico reciclado pós-consumo foi incorporado ao novo EV9 são as guarnições das portas. A integração PCM é um passo proativo que contribui para a redução de resíduos e regeneração de aterros, conforme a montadora.

Biopoliuretano

Buscando eliminar o couro, a Kia identificou o biopoliuretano (PU) como solução ideal. O material tem potencial para reduzir as emissões de carbono e incorporar componentes à base de plantas.

O Bio PU não oferece apenas um equilíbrio sustentável, mas também oferece uma alternativa de assento confortável. Projetado para fornecer excelente suporte, amortecimento e durabilidade, com sensação macia e respirável, ele poderá ser encontrado nos bancos e revestimentos internos do SUV.

Tecido PET reciclado

O polietileno tereftalato (PET) se posiciona entre os plásticos mais facilmente reciclados do mundo. Assim, se torna ideal para várias aplicações sustentáveis, desde garrafas de água até roupas.

Com boa resistência a impactos, umidade e solventes, é indicado para cobrir superfícies expostas dentro do carro. A Kia está usando fios reciclados para compor parcialmente o tecido PET. A proposta é garantir a sustentabilidade e a durabilidade nos materiais internos.

Este produto estará em várias áreas do interior do EV9, incluindo assentos, forro do teto, quebra-sol, guarnição e encostos de cabeça. Com estes materiais, o veículo incorpora pelo menos 70 garrafas recicladas, reduzindo o desperdício.

Carpete PET reciclado

Além de estar presente no restante da cabine, o PET 100% reciclado está na criação dos carpetes e do piso da cabine. O utilitário agrega ainda a opção de parte deste material vir de redes de pesca recicladas no piso.

Para a Kia, este não é apenas um uso inovador de resíduos, mas também aborda o “grave problema de redes de pesca descartadas e perdidas que devastam a vida marinha em todo o mundo”.

Em torno de 640 mil toneladas de equipamentos de pesca acabam nos oceanos todos os anos. E o resultado é a morte de inúmeras criaturas marinhas, incluindo aves marinhas, baleias e focas.

Bioespuma

A espuma de poliuretano é um material versátil com aplicações que vão desde equipamentos esportivos até isolamento de ônibus espaciais. As características de durabilidade e compressão tornam o material uma ótima escolha para amortecimento em uma ampla gama de aplicações, como móveis, roupas de cama e calçados.

Produzida com a participação de óleos naturais, a Bio PU possui a resiliência e flexibilidade do poliuretano padrão com um impacto reduzido para o planeta. A espuma está nos encostos de cabeça do EV9.

Biotinta

A biotinta pode ser encontrada nos painéis de botões das portas do EV9. Conforme a Kia, a tinta biológica é mais sustentável do que outras opções feitas com petróleo bruto. Ela reduz os resíduos químicos normalmente derivados do processo de fabricação.

Minimizando o impacto ambiental, sem comprometer a qualidade, é feita com óleo de colza, substância vegetal obtida da colza, que é comumente utilizada nas indústrias de alimentos, biocombustíveis, tintas, cosméticos e farmacêutica.

Tinta sem BTX

A montadora buscou uma forma proativa para os efeitos ambientais nocivos associados ao uso da combinação de benzeno, tolueno e xileno (BTX), adotando uma solução sustentável: tintas sem BTX.

Na aplicação desta tinta em seus modelos, a Kia oferece proteção e acabamento sofisticado, ao mesmo tempo em que minimiza o uso de produtos químicos poluentes. O produto está em quase todo o interior do veículo, com exceção do painel de botões dos vidros das portas, que é revestido com tinta biológica.

Fio de PET reciclado

O polietileno tereftalato (PET) demonstra também a sua versatilidade, com o fio usado para certas aplicações na cabine dos modelos de garrafas PET 100% recicladas. Entre suas diversas aplicações, o fio PET reciclado ocupa o lugar central na costura do assento.

Feltro de PET reciclado

O feltro feito com garrafas PET recicladas é macio e durável, características fundamentais quando usado em um ambiente onde tudo pode ser transportado, de malas a animais de estimação.

O material traz o benefício adicional de ter uma boa absorção acústica, reduzindo a transmissão do som da parte traseira do carro para o restante da cabine. O feltro PET reciclado pode ser achado no porta-malas do novo SUV.

Posts Relacionados