Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças

O ronco poderoso do motor V8 do Mustang, um atributo que os apaixonados pelo carro mais apreciam, agora pode ser ouvido à distância. A sétima geração do esportivo será lançada no mercado norte-americano no segundo semestre com este novo recurso. O Remote Rev permite ao proprietário do veículo acelerar o esportivo remotamente pelo chaveiro.

E a novidade exclusiva tem uma característica muito especial: foi projetada por engenheiros brasileiros no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford na Bahia. O equipamento, patenteado pela Ford, ganhou a coordenação do projeto no Brasil em 2021, quando ele ainda era apenas um conceito.

Sequências de acionamento e o padrão de aceleração

Segundo o supervisor de Engenharia de Sistemas da Ford, Daniel Blanck, foi uma jornada intensa de refinamento do design até chegar à versão final da tecnologia. “Estudamos as sequências de acionamento e o padrão de aceleração em clínicas para atender às expectativas do consumidor do Mustang. E fizemos os experimentos finais e validação nos EUA, junto com o time de calibração”, explicou. Blanck coordenou o projeto junto com os engenheiros Rogério Souza e Fábio Peres.

Desafios técnicos de funcionalidade e segurança

O funcionamento do Remote Ver, que parece ser simples, comandado pelos botões do chaveiro, envolve vários desafios técnicos de funcionalidade e segurança, de acordo com Peres. Ele salienta que o motor V8 acelerando a 5.000 rpm gera uma potência enorme. “E foi preciso garantir que isso seja feito com segurança para os usuários e sistemas do veículo, equacionando também as emissões”, completa.

Remote Rev foi testado sob diferentes condições

Como todos os sistemas do Mustang, o Remote Rev foi testado sob diferentes condições. O equipamento passou por avaliações como temperaturas de -20ºC a 30ºC para que fossem validados desempenho e durabilidade.

“O Remote Rev é uma das novidades mais legais e exclusivas do Mustang de sétima geração. Ele foi feito para surpreender e divertir de forma inusitada. É um trabalho que nos enche de orgulho. No momento que o carro ronca, mesmo quem está acostumado com motores grandes abre um sorriso”, indica Blanck.

Veja aqui como funciona o equipamento exclusivo

Para ligar o motor do Mustang 2024 remotamente, é necessário apertar o botão de travamento (lock) no chaveiro uma vez. Em seguida, é preciso apertar o botão de partida remota duas vezes. Outra facilidade é a possibilidade de acionar o Remote Start pelo aplicativo FordPass.

Motor do carro acelera remotamente até 5.000 rpm

Na sequência, basta pressionar o botão de destravamento (unlock) e depois o de travamento (lock) em menos de três segundos. Neste momento, o motor acelera até 2.000 rpm, indicando que o sistema Remote Rev está ativo.

Apertando novamente os botões unlock e lock, o veículo acelera e aumenta a rotação progressivamente para 3.000, 4.000 e 5.000 rpm. Como medida de proteção do carro, quando é dada este tipo de partida a frio o sistema só funciona após o motor chegar à temperatura ideal.

Chave personalizada e tecnologias de controle

Desde o lançamento do Mustang, a Ford deu um toque personalizado à chave do modelo. Em 1967, ela começou a vir com o emblema do cavalo estampado. Em 1967, a montadora trouxe a chave dupla face, que podia ser inserida no cilindro de qualquer lado.

Em 1994, pela primeira vez, o chaveiro trazia comandos da trava elétrica e alarme. O avanço que se seguiu, em 1996, foi o sistema passivo antifurto PATS conectado a um transponder na chave. Já em 2012, o Mustang Boss 302 introduziu o TracKey, equipamento com software no chaveiro que melhora o desempenho.

Mas o primeiro modelo da marca com partida remota de fábrica veio em 2015. No ano seguinte foi lançado o FordPass, aplicativo que permite controlar as funções do veículo pelo celular. Em 2018, o botão de partida do Mustang ganhou uma luz pulsante similar ao ritmo do coração de um cavalo. Em 2021, o esportivo Mach-E elétrico apresentou uma inovação ao usar o celular como chave de ignição. E, agora, neste ano, o Mustang agrega o Remote Rev ao chaveiro.

Posts Relacionados