Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças

A redução de emissões dos gases de efeito estufa exige mudanças transformadoras na geração e distribuição de eletricidade. Neste processo, os carros elétricos estão desempenhando um papel muito importante para mudar as regras do jogo no combate às mudanças climáticas. E isso acontece não somente porque os elétricos eliminam o CO2, mas também porque agregam a tecnologia de recarga bidirecional.

Este sistema possibilita que o veículo tenha a função de um carregador móvel. Dessa forma, ele armazena energia renovável e colabora com os seus proprietários para racionalizar a conta de energia elétrica. Também pode devolver energia à rede ou mesmo estabilizar o sistema em horários de pico, entre outros benefícios ligados à geração de energia.

De acordo com a Nissan, as pessoas estão focadas nos impactos do fornecimento de energia cada vez mais. Então, os carros elétricos que trazem a tecnologia V2X (veículo para tudo) participam ativamente desta evolução que visa o cuidado com o meio ambiente.

Em testes com modelos equipados com esta tecnologia, realizados em diversas partes do mundo, a montadora trabalha para possibilitar que os veículos elétricos sejam usados como carregadores bidirecionais com a V2X.

Entenda como funciona a tecnologia V2X

Na tecnologia V2X são encontrados sistemas de recarga do tipo V2H (do veículo para a residência), V2B (do veículo para o edifício) e V2G (do veículo para a rede). Estas funcionalidades bidirecionais fazem com que a bateria dos carros elétricos transfira a sua própria energia para outras fontes (casa, empresa ou rede pública) e a recupera mais tarde.

Benefícios para pessoas e infraestruturas

A V2X já está ajudando a sociedade ao beneficiar pessoas e infraestruturas, segundo a Nissan. Se destinado ao uso pessoal, o sistema constitui uma fonte de eletricidade confiável e de baixo custo. Através do sistema de recarga V2H, por exemplo, os automóveis podem reduzir a conta de energia elétrica abastecendo uma residência durante os horários de maior demanda.

Olhando de forma prática, os veículos podem descarregar a força elétrica quando as famílias chegam em casa do trabalho ou da escola. Neste momento, acendem as luzes e ligam eletrodomésticos que consomem mais energia como o ar-condicionado. Mais tarde é possível recarregá-la à medida que a utilização de energia na residência começa a cair.

Fonte de energia em desastres naturais

Outro benefício é que os carros elétricos podem amenizar as interrupções no abastecimento de energia, fornecendo eletricidade quando há cortes em caso de desastres naturais, situações de intempérie ou queda de tensão. E acabam servindo de fonte de energia móvel para o funcionamento dos equipamentos de equipes de emergência.

Sistema se tornará mais integrado

A tecnologia V2X ainda pode atuar na distribuição e no fornecimento de eletricidade. Quando permite o retorno de energia à rede nos horários de pico e recarrega diante da menor demanda, o sistema acaba por otimizar a capacidade da rede. Nesta fase, achata as curvas de consumo (deslocamento de pico ou “peak shaving”). Assim, o consumo de energia é mais consistente no decorrer do dia.

Economia nos custos de estacionamento

Outra vantagem é que os donos dos veículos elétricos podem se beneficiar, por exemplo, da redução nos custos de estacionamento ao descarregar energia na rede pública no momento em que a demanda for maior.

A Nissan está implementando a V2X em praticamente todos os mercados mundiais, fornecendo energia sustentável para escolas, por exemplo. Os projetos estão sendo desenvolvidos na Austrália, Alemanha, Japão, Namíbia, Tailândia, Reino Unido e Estados Unidos.

Eletricidade para centro de comando

No Japão, a fabricante implantou o programa Blue Switch para ajudar na recarga de equipamentos e fornecer energia para um centro de comando utilizando as baterias do Leaf. A Nissan também conduziu um teste da tecnologia V2B para analisar como os carros elétricos poderiam achatar o pico de consumo de energia em um prédio de escritórios.

Outra atuação da montadora neste sentido foi a parceria com lojas de conveniência e administrações municipais para ajudar a fornecer eletricidade a infraestruturas críticas após desastres naturais, incluindo centros comunitários locais após passagem de tufão.

Posts Relacionados