Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças

A Asdap divulgou um ofício destinado à Fenac, estrutura de eventos em Novo Hamburgo (RS), e ao mercado nacional de reposição independente no qual refere o seu posicionamento em relação ao período de realização anual da Reparasul, a Feira de Autopeças e Reparação Automotiva, marcada então para 2023.

No documento exposto em publicações do setor, a Associação Sul-Brasileira dos Distribuidores de Autopeças, Motopeças e Acessórios se pronuncia publicamente sobre a sua opinião quanto à  Reparasul abrir as suas portas neste ano.

Desenvolvimento nacional e regional da reposição independente

A entidade, que tem 20 anos de existência, destaca em seu estatuto a busca constante pelo desenvolvimento nacional e regional da reposição automotiva independente, e, historicamente, possui uma forte relação com o mercado e participação ativa em eventos e feiras diversas ao longo de todos os anos de atuação.

Seminários, debates, palestras, comitês e visitas a eventos nacionais

“Vale lembrar a presença da instituição como expositora em feiras do passado e mais recentemente na própria Reparasul”, indica o ofício. Conforme o texto, a Associação tem em sua trajetória a realização de seminários e painéis de debate, inúmeras palestras e apresentações, além da participação em comitês de organização de feiras e visitas a incontáveis eventos nacionais em diversas regiões.

Participação de associados da Asdap com estandes na exposição

A Asdap afirma que apoia oficialmente a Reparasul desde a sua primeira edição. Inclusive já esteve presente à feira como expositora. E recentemente optou por não participar institucionalmente da exposição com o objetivo de ampliar a participação de seus associados como expositores no evento. Com isso, na última edição apresentou a maior quantidade de associados com estandes no local.

De acordo com a Associação, a Reparasul tem importante contribuição no mercado regional de reposição independente. E continuará contribuindo especialmente no fortalecimento das relações pessoais e comerciais do segmento.

Tempo necessário às empresas viabilizarem presença e investimentos

“Contudo, a Asdap, através de seus associados, entende que este importante evento não pode ser organizado e executado anualmente. O calendário nacional de feiras do setor é constituído em eventos bianuais. Porque, neste formato, as empresas potencialmente expositoras ganham tempo necessário para viabilizarem a sua presença e seus investimentos.

Evento realizado de forma bianual, com a retomada da feira em 2024

Sendo assim, a Asdap defende veementemente a realização do evento de forma bianual, com a retomada da feira em 2024. A Associação, no entanto, considera, evidentemente, que cabe aos organizadores da Reparasul esta decisão.

“No caso de o evento ser realizado neste ano, a Asdap, através de acordo firmado entre seus associados, não irá expor na feira e nem manterá o seu apoio institucional. Também não haverá exposição das empresas distribuidoras e dos fabricantes associados.”

Entidade representa 24 distribuidores e quatro fabricantes do setor

Atualmente a entidade representa 24 distribuidores e quatro fabricantes, com uma estimativa de R$ 4 bilhões em faturamento anual e 5 mil empregos diretos. “De qualquer forma, a Asdap permanece sempre à disposição para a contribuição no desenvolvimento do segmento”, encerra o ofício.

Posts Relacionados