Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças

O setor de carros elétricos é o que mais tem crescido atualmente nos mercados mundiais. Somente no primeiro semestre do ano passado houve um incremento de 75% no volume global de vendas, comparado com o mesmo período de 2021.

A maior oferta de modelos deste segmento, desenvolvimento de tecnologias para modelos do segmento, grandes investimentos em infraestrutura de recarga e leis de emissões ainda mais rígidas são alguns dos fatores para este cenário.

Redução dos preços das baterias nos EVs

Um fator importante para o custo mais baixo do carro elétrico é que a diferença de preço dos EVs em relação aos automóveis tradicionais a combustão está em queda. Isso se dá em grande parte por conta da redução dos custos das baterias que alimentam os elétricos.

Produção de veículos elétricos em maior escala

De acordo com a General Motors, estudos apontam que o “custo médio do kwh das baterias caiu quase pela metade nos últimos cinco anos e deve baixar mais 30% até meados da década”. É o resultado do desenvolvimento de novos compostos químicos e a produção de veículos elétricos em maior escala.

Custo 40% mais baixo que o de produtos anteriores

A GM prevê que a nova geração de baterias, com tecnologia Ultium, terá um custo 40% inferior à linha de produtos produzidos anteriormente. Esta tecnologia de propulsão específica para elétricos de última geração permite ao veículo uma extraordinária performance nos mais variados tipos de uso.

Eletrificados compatíveis com carros a combustão

A montadora já desenvolve uma composição ainda mais avançada, que permitirá que os elétricos tenham um valor total de propriedade compatível com carros a combustão, considerando porte e equipamentos semelhantes. Isso deve ocorrer a partir da segunda metade desta década, incluindo a América do Sul.

A longevidade das baterias e os planos de garantia

Segundo a GM, a longevidade das baterias e os planos de garantia são responsáveis por trazer tranquilidade aos consumidores. Também resultam na confiabilidade para o mercado de veículos usados, que demonstra a mesma receptividade dos mais sofisticados, assim como ocorre com a área de financiamento e de seguros.

Maior densidade energética sem ampliar o tamanho

A fabricante também destaca a densidade energética como uma outra característica das baterias de nova geração. Estas baterias são mais eficientes. Outra vantagem é que são capazes de armazenar uma quantidade maior de energia sem a necessidade de fazer uma ampliação em seu tamanho.

Um exemplo que a GM indica são os futuros modelos elétricos da Chevrolet que foram anunciados para o mercado brasileiro. Entre eles está o Blazer EV que compõe a geração de elétricos da marca equipada com a tecnologia Ultium.

Autonomia estimada de 530 km com carga máxima

Este SUV premium apresenta uma autonomia estimada de 530 km com carga máxima. É uma autonomia para viagens interestaduais. O utilitário também pode receber uma recarga ultrarrápida em eletropostos.

Esse abastecimento elétrico dura apenas 10 minutos para somar 130 km de autonomia. E a recarga deste modelo mantém o desempenho de um verdadeiro esportivo. Ele tem 564 cv de potência e vai de zero a 100 km/h em apenas 4 segundos.

Posts Relacionados