Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças

A Sony Honda Mobility (SHM), joint venture criada para lançar carros 100% elétricos, anunciou a sua nova marca Afeela e revelou um protótipo que chega com uma nova proposta de mobilidade. A novidade foi apresentada na Consumer Electronics Show (CES) 2023 em Las Vegas, Nevada (EUA).

De acordo com o diretor representante, presidente e CEO da SHM, Yasuhide Mizuno, em seu discurso de lançamento, a empresa japonesa que uniu duas grandes marcas se esforça para se tornar uma Mobility Tech Company.

A ideia é buscar a inovação, combinando tecnologia de ponta e “paixão junto com pessoas que abrem o futuro com criatividade”. “Pretendemos criar um novo estilo de vida de mobilidade, conduzindo os corações e mentes das pessoas para uma experiência aberta, agradável e emocionante”, citou Mizuno.

Proposta é a busca da inovação com diversas inspirações

Esse objetivo da Sony Honda Mobility se baseia no propósito corporativo “Move people, through the pursuit of innovation with diverse inspirations” (Movimente as pessoas, através da busca da inovação com diversas inspirações).

Protótipo com 45 câmeras e sensores dentro e fora do carro

“Nosso protótipo está equipado com um total de 45 câmeras e sensores dentro e fora do veículo, juntamente com 800 Tops de potência máxima de computação para ECU (dispositivo eletrônico utilizado no controle de componentes mecânicos e elétricos de um carro).

Ligação entre os espaços de mobilidade e de entretenimento

A SHM também se preocupou com os espaços de mobilidade e de entretenimento, integrando perfeitamente os mundos real e virtual. E para isso começou a construir novos valores e conceitos de mobilidade com a Epic Games, uma desenvolvedora americana de jogos eletrônicos e softwares.

Pré-encomendas devem iniciar no primeiro semestre de 2025

A parceria entre as duas companhias desenvolverá o modelo de produção com base neste protótipo. As pré-encomendas estão planejadas para iniciarem no primeiro semestre de 2025. Já as vendas devem acontecer no final de 2025 e a entrega, a partir do primeiro semestre de 2026.

Inteligência do veículo aprimorada com tecnologias eletrônicas

A SHM também vai utilizar os SoCs do Snapdragon Digital Chassis (equipamentos projetados para suportar cargas de trabalho de criticidade mista em recursos de computação heterogêneos) da Qualcomm Technologies para aprimorar a inteligência do veículo. O foco inclui as funções AD/Adas, HMI/IVI e telemática.

Nova marca se posiciona no centro da experiência de mobilidade

Segundo a SHM, A nova marca anunciada (Afeela) tem o “sentir” (feel) no centro da experiência de mobilidade. E expressa uma relação interativa em que as pessoas sentem a mobilidade como uma entidade inteligente. E a mobilidade sente as pessoas e a sociedade usando sensores e tecnologias de TI em rede.

Mudanças para software, redes e expectativas do usuário

A Sony Honda Mobility considera que a empresa atingiu um ponto de inflexão em que os elementos de um carro estão mudando de potência e desempenho para software, redes e expectativas do usuário. Assim, reavalia a individualidade e a forma do design do veículo até agora e o refina ainda mais.

Posts Relacionados