Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças

O Taos, SUV médio premium da Volkswagen, chega em nova versão mais completa ainda, com uma segurança ímpar, constatada nas avaliações de impacto da Latin NCAP. A linha 2023 também amplia a lista de equipamentos para a proteção de seus ocupantes.

Com o Taos, a marca alemã foi a primeira montadora a obter nota máxima em segurança no novo protocolo de testes do Latin NCAP. Este protocolo (2020-2024) avalia o nível de segurança entregue pelos veículos vendidos na América Latina e Caribe.

Cinco estrelas na proteção a adultos, crianças e pedestres

O utilitário conquistou cinco estrelas em todos os requisitos analisados pelo instituto, que consideram a proteção a adultos, crianças e pedestres, além de considerar os sistemas de assistência ao condutor.

Equipado com assistentes de condução de última geração

Desenvolvido com base na plataforma MQB, responsável por um desempenho estrutural nos crash tests, o Taos é equipado com diversos assistentes de condução de última geração.

Os destaques são o sistema de Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com Stop & Go, a Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) com detector de pedestres e o Detector de Ponto Cego (Blind Spot Monitoring).

O carro oferece ainda o Assistente Traseiro de Saída, que alerta o motorista nas manobras em marcha ré a baixa velocidade, como ao sair de uma vaga perpendicular. O sistema detecta outros veículos que cruzem a traseira, evitando assim uma colisão.

Lane Assist corrige o volante se o carro invadir outra pista

Mas a segurança total do Taos não para por aí. O modelo topo de linha ganhou assistentes de permanência em faixa e de estacionamento. O Lane Assist monitora a faixa em que o veículo se encontra e corrige o volante automaticamente caso o condutor se distraia e comece a invadir outra pista. Já o Park Assist possibilita o estacionamento autônomo em vagas paralelas e transversais.

Detector de fadiga e sistema de frenagem pós-colisão

O automóvel conta ainda com dois itens exclusivos no segmento, segundo o fabricante. Um deles é o detector de fadiga (sistema emite aviso sonoro e visual, caso o motorista apresente sinais de cansaço ou sono). O outro é o sistema de frenagem pós-colisão, que freia o veículo após uma primeira colisão, evitando batidas subsequentes.

Seis airbags e controle eletrônico de estabilidade e de tração

Também incorporam a série de itens de segurança do Taos seis airbags, sendo dois frontais, dois laterais e dois de cortina. Ainda há o controle eletrônico de estabilidade (ESC) e de tração (ASR) e alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros.

Monitoramento da multimídia e aletas para trocas de marchas

A versão Highline, que traz equipamentos de nível superior, vem com o novo volante revestido em couro e inéditos botões touch. O volante inova na configuração de controles para a central multimídia e painel de instrumentos e agrega também aletas para trocas de marchas.

Teto solar panorâmico e entrada de USB para no banco traseiro

A Highline contempla teto solar panorâmico, além capas dos retrovisores externos e teto pintados na cor preto brilhante. A Comfortline possui o novo ar-condicionado Climatronic Touch e uma entrada extra de USB para os passageiros do banco traseiro.

SUV tem motor 250 TSI e câmbio automático de seis marchas

Produzido no complexo industrial de Pacheco (Argentina), o SUV tem motor 250 TSI e câmbio automático de seis marchas. Com injeção direta de combustível e turbocompressor, o propulsor entrega 150 cv de potência a partir de 4.500 rpm e torque de 25,5 kgfm em 1.500 rpm.

O Taos oferece um amplo espaço interno: 4.461 mm de comprimento, sendo 2.680 mm de entre eixos. A altura é de 1.625 mm e a largura, de 1.841 mm. As medidas permitem que pessoas altas viajem com conforto no banco traseiro, sem raspar os joelhos no banco dianteiro ou encostar a cabeça no teto.

Posts Relacionados