Novidades e tendências dos setores de autopeças, reposição e equipamentos para reparação automotiva marcaram a 4ª edição da Reparasul, realizada na semana passada em Novo Hamburgo, na região metropolitana da capital gaúcha.
A Feira de Autopeças e Reparação Automotiva, que aconteceu na Fenac, também teve atividades relacionadas ao conhecimento e à profissionalização, além de campeonatos como o Cambea, evento sul-americano de envelopamento automotivo.
O evento reuniu fabricantes, distribuidores e varejistas do ramo de autopeças, além de fornecedores de equipamentos e serviços para oficinas mecânicas que trabalham com veículos leves e pesados e, também, com os comerciais.
Produtos e serviços para 10 mil visitantes
“Foi uma feira muito vendedora. Pessoas vindo de Santa Catarina e do interior do Rio Grande do Sul, comprando, fechando negócios”, relatou Marcio Jung, diretor presidente da Fenac, estrutura destinada a eventos de todos os portes.
Diversos associados da Asdap estiveram presente ao evento, e apresentaram seus produtos e serviços a um público de cerca de 10 mil visitantes. Para estes empresários, participar da Reparasul trouxe ótimos resultados.
Maior relacionamento com os fornecedores
“Essa foi a nossa terceira participação presencial na feira. Atingimos nossos objetivos, que tinham como propósito aumentar nosso relacionamento com os clientes e os fornecedores que nos visitam. Fechamos alguns negócios dentro do evento, e prospectamos novos clientes, sendo que alguns já estão comprando da nossa empresa”, explicou Marcelo Passini, diretor da Passini Distribuidora de Autopeças.
“Nosso espaço na exposição foi planejado para proporcionar aos visitantes algumas experiências, como acompanhar os materiais com dicas técnicas do nosso canal no YouTube ou em um momento de diversão e interação com um simulador de corrida, que fez muito sucesso com o público”, completou.
Captação de novos clientes em três estados
Para Fábio Rodrigues, diretor-geral da Rodrigues Distribuidora, a Reparasul foi um evento em que a empresa fez uma grande captação de clientes. “Vieram clientes de todo o Estado, mas também do Paraná e de Santa Catarina nos visitar. E muitos clientes novos também estiveram lá no nosso estande. Esse foi o maior legado da feira: a grande quantidade de visitantes que viram o nosso portfólio completo de perto.”
“Realmente a Reparasul foi muito produtiva para a Rodrigues, principalmente com a aproximação dos nossos clientes, que acabamos conhecendo pessoalmente. Também foi uma forma de incentivo aos nossos colaboradores que se sentiram orgulhosos, que se engajaram para divulgar os nossos produtos em uma feira do setor consolidada.”
Resposta positiva do público aos expositores
De acordo com Jung, a edição deste ano foi um sucesso absoluto. “Fechamos estes quatro dias com uma sensação de satisfação muito grande. Chegamos a um público recorde e a uma resposta muito positiva dos nossos expositores, que vieram para apresentar seus produtos e serviços”, avaliou.
Atualização e capacitação de profissionais
Entre diversas atividades relacionadas ao setor, a feira também buscou incentivar a atualização e capacitação dos profissionais da área automotiva. Assim, foram realizadas palestras e demonstrações gratuitas com abordagens temáticas atuais, conduzidas por especialistas do mercado.
Oficina com simulações e demonstrações
Outra atração foi a Oficina Modelo, apresentando aos visitantes uma oficina real, com simulação de situações que ocorrem no dia a dia dos reparadores. No espaço, idealizado pela Nordeste Tintas, o público acompanhou demonstrações de produtos e processos para melhor rentabilizar as operações de chapeação, preparação, pintura e polimento, otimizando custos e elevando a qualidade do reparo.
Mais espaço e novidades na próxima edição
O executivo da Fenac também destacou que a próxima edição terá maior espaço para os expositores, assim como a ampliação de outras áreas. A 5ª Reparasul acontecerá de 15 a 18 de novembro, no mesmo local deste ano. “Nossos planos são audaciosos. Por isso, podem esperar novidades em 2023”, antecipou.