Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças

Já é possível cruzar as rodovias da Região Sul do Brasil com um carro elétrico, podendo contar com postos de recarga em todo o trajeto. A Nissan, a Zletric, a Movida e os postos SIM acabaram de inaugurar o Rota Sul. É uma rede privada de eletropostos que interliga os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O projeto agrega pontos com carregadores rápidos e semirrápidos em posições estratégicas, de acordo com a Nissan. Os locais ficam em postos da rede SIM. Desta forma, garantem também a segurança e a conveniência para os motoristas. Os pontos têm uma distância entre eles de até 200 quilômetros.

Recarga em São Sebastião do Caí, Gravataí, Caxias e Três Cachoeiras

Nesta primeira etapa de funcionamento, há quatro postos rápidos no Estado, com 60Kw e conectores Chademo e CCS, em São Sebastião do Caí, Gravataí, Caxias do Sul e Três Cachoeiras. Já em Laguna (SC), está instalado um semirrápido, com 22Kw do Tipo 2.

Para ter acesso aos pontos de recarga, os condutores dos veículos devem baixar o aplicativo da Zletric. O app dá a localização dos espaços e ainda permite a habilitação de um carregador utilizando o QR code. O usuário ainda pode ver o histórico de cargas realizadas.

Deslocamento sem a preocupação de planejar a recarga do elétrico

“A experiência que queremos gerar para o usuário é a que ele possa fazer seu deslocamento como fazia com o carro movido a gasolina, sem a preocupação de planejar uma recarga. Porque ele poderá usufruir de uma rede interligada próxima”, salienta o CEO da Zletric, Pedro Schaan.

Na segunda fase do projeto, que deve ser concluída até o fim deste mês, entrarão em operação mais cinco pontos de recarga no Rio Grande do Sul e no estado catarinense. Haverá um rápido em Gramado e quatro semirrápidos em Bento Gonçalves, Camaquã, Itajaí e Araquari.

Infraestrutura busca dar tranquilidade aos motoristas

“A inauguração do Rota Sul é mais um importante passo do plano de eletrificação da Nissan no Brasil, que tem o compromisso com o ciclo completo do veículo elétrico no país. Com o projeto, estamos contribuindo com a infraestrutura de recarga, o que é fundamental para dar tranquilidade aos consumidores”, afirma o presidente da Nissan Mercosul e diretor-geral da Nissan do Brasil, Airton Cousseau.

Projeto que custou R$ 2,4 milhões às empresas é 100% privado

O investimento total para a instalação do Rota Sul é 100% privado, conforme a Nissan. Segundo a marca, como o custo de um carregador rápido é bastante elevado, foi feita a parceria entre as empresas envolvidas para a viabilizar o projeto que custou R$ 2,4 milhões.

“Impulsionar o ecossistema de mobilidade é um dos nossos objetivos, e com essa parceria vamos contribuir para aumentar a oferta de infraestrutura de recarga, além de desmistificar e implementar a cultura do carro elétrico no país, incluindo a Região Sul, que abriga mais de 22 lojas da nossa marca”, explica a diretora de Marketing da Movida, Francine Marcheto.

“Facilitar a vida das pessoas em movimento todo o dia. Esse é o nosso propósito com o Rota Sul, pois entendemos que devemos ajudar na mobilidade de nossos clientes, independente da fonte de energia escolhida para se movimentar”, comenta o diretor superintendente de Varejo da SIM, Diego Argenta.

Posts Relacionados