Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças

A Marelli Cofap Aftermarket ampliou o seu catálogo de sensores de nível de combustível. A empresa de reposição de autopeças lançou dez códigos para veículos das montadoras Ford, Honda, Citroën e Mitsubishi.

Os sensores apresentam encapsulamento blindado, que protege o resistor do componente contra oxidação, trazendo maior precisão de leitura e durabilidade, de acordo com a fabricante.

Erro sobre quantidade de combustível leva à pane seca

Para a Marelli, o sistema de medição de combustível merece atenção, pois um sensor de nível avariado pode induzir o motorista ao erro de avaliação sobre a quantidade de combustível existente no tanque. Isso se dá devido à indicação incorreta no painel do veículo, o que pode levar à pane seca.

De acordo com a marca, o artigo 180 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que a pane seca é considerada uma infração média. Assim, há punição ao motorista de quatro pontos na carteira de habilitação. O veículo parado na via pode gerar riscos à segurança ou interromper o fluxo do trânsito.

Segundo a Marelli, o componente é ainda mais importante em veículos flex (que utilizam álcool e/ou gasolina). Isto porque a informação da variação do nível de combustível do tanque é um alerta necessário à adaptação do sistema de alimentação do motor ao combustível contido no tanque.

Problemas no sensor potencializam danos na bomba

As panes secas oriundas de problemas no sensor de nível podem, ainda, potencializar os riscos de danos na bomba de combustível. Isso acontece porque o líquido ajuda na manutenção da temperatura e da lubrificação da bomba.

Redução da lubrificação e aumento da temperatura

Ao trabalhar sem combustível, a lubrificação diminui e, consequentemente, a temperatura da bomba aumenta. O resultado é a queima do componente. Dessa forma, tanto o sensor quanto a bomba terão que ser substituídos.

Oscilações bruscas no ponteiro e carro parado

A Marelli explica também a necessidade de o dono do veículo procurar uma oficina mecânica para avaliar o carro. Porque o ponteiro do marcador de combustível pode apresentar oscilações bruscas ou não reconhecer o abastecimento do veículo. Ou seja, o automóvel fica parado mesmo com o tanque abastecido.

Fornecedor global independente do setor automotivo

A Marelli é um dos principais fornecedores globais independentes do setor automotivo. A empresa garante uma “forte tradição em inovação e excelência em manufatura”.  E marca presença ao redor do mundo com 170 instalações e centros de P&D na Ásia, Américas, Europa e África, com resultado de 1.380 bilhões de JPY (10,6 bilhões de euros) em 2021.

Da junta homocinética aos sensores de freio ABS

A Marelli Cofap Aftermarket possui um grande portfólio de componentes para carros de passageiros, veículos comerciais e motocicletas, com as marcas Cofap e Magneti Marelli, que passa por alternadores completos, juntas homocinéticas, itens para câmbio automatizado, sensores ABS, trizetas, tulipas e válvulas termostáticas para modelos leves.

Amortecedores, intercoolers e kits de transmissão

Na linha pesada trabalha com baterias, amortecedores, molas pneumáticas, filtros de combustível, compressores, intercoolers e injetores diesel, entre outras autopeças. Para as motos, a oferta do grupo engloba kits de transmissão, bielas, filtros de regulador, pastilhas e patins de freio e muito mais.

Posts Relacionados