Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças

O grupo Stellantis acaba de lançar no país a sua primeira linha de peças de reposição remanufaturadas. A ideia da marca é oferecer uma manutenção dos veículos com um custo menor e, ao mesmo tempo, assegurar qualidade e confiabilidade destes itens.

A iniciativa é a primeira ação do novo selo da empresa: SUSTAINera. A certificação busca indicar a transparência na economia de materiais e na redução de CO2. Também representa o compromisso da Stellantis com soluções sustentáveis e acessíveis.

“O desenvolvimento de soluções sustentáveis por meio da economia circular é uma das prioridades globais da Stellantis, que será a líder no setor em mitigação das mudanças climáticas, tornando-se carbono neutro até 2038, com redução de 50% já em 2030”, aponta o presidente da Stellantis América do Sul, Antonio Filosa.

O SUSTAINera integra a Unidade de Negócios de Economia Circular do grupo. A unidade tem como objetivo prolongar a vida útil dos carros e dos componentes. Também visa garantir a maior durabilidade e devolver materiais e veículos em fim de vida ao ciclo de fabricação de novos modelos e produtos.

Cem peças disponíveis em mil concessionárias

No Brasil, a atividade inicial do selo é o lançamento da linha de peças remanufaturadas com aproximadamente 100 unidades. Estes componentes já estão disponíveis em cerca de mil concessionárias espalhadas pelo território nacional. São redes autorizadas Citroën, Fiat, Jeep® e Peugeot, algumas das marcas Stellantis no país.

Qualidade, confiabilidade e garantia da fabricante

“A partir de agora, o cliente pode reparar seu veículo com uma linha de peças mais acessível e que também colabora com a preservação do meio ambiente, sem abrir mão da qualidade, confiabilidade e garantia da Stellantis”, explica,

80% menos matérias-primas e 50% menos energia

Segundo o vice-presidente de Peças e Serviços da Stellantis para América do Sul, Paulo Solti, a peça remanufaturada é ainda uma opção mais sustentável, uma vez que utiliza 80% menos matérias-primas e 50% menos consumo de energia em seu processo de recondicionamento.

“Isso significa menor demanda de recursos e otimização do processo produtivo, que é mais simples do que a fabricação de uma peça nova. Consequentemente, há a efetiva redução na emissão de CO2 e benefícios para o meio ambiente”, explica o executivo.

Alternador, caixa, câmbio, motor e turbocompressor

A nova linha de peças possui cinco famílias de componentes: alternador, caixa de direção, câmbio automático, motor de arranque e turbocompressor. E será ampliada ainda em 2022 com a entrada de injetores e bombas de alta pressão.

“Conseguimos ampliar a vida útil dos componentes, diminuindo o impacto ambiental e evitando que sejam descartados de forma incorreta ou até mesmo reaproveitados de modo inapropriado no mercado informal, evitando expor o cliente a riscos de danos futuros para seu veículo”, destaca Solti.

Gama de produtos consolidada na Europa e EUA

A gama de produtos lançada no mercado brasileiro já está consolidada na Europa e nos Estados Unidos, com mais de 10 mil peças e 40 grupos de componentes. Nesses países, a remanufatura de peças automotivas é um nicho importante da economia circular, conforme a Stellantis.

Este sistema de reparo está inserido em mais de 5% das vendas totais das peças. No Brasil, este processo ainda está em desenvolvimento. Estima-se que movimente em torno de R$ 2 bilhões, com grande potencial de expansão nos próximos anos.

Posts Relacionados