Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças

Visando à jornada para um futuro totalmente elétrico, a Mercedes-Benz repensou a totalidade da composição dos materiais que utiliza na produção de seus veículos. E a iniciativa vem agregada à colaboração estreita colaboração com a sua rede de fornecedores.

Dentro desta estratégia, a marca de carros de luxo vai usar componentes cuja criação será feita sob novas técnicas de reciclagem. E a novidade entrará na linha de produção em série em vários veículos da montadora ainda este ano.

A Mercedes-Benz afirma que busca “dissociar cada vez mais o consumo de recursos do crescimento da produção”. Com isso, a empresa se empenha para aumentar a proporção de materiais reciclados em sua frota de carros para uma média de 40% até 2030.

A fabricante, por exemplo, trabalha com vários parceiros na área de peças e componentes no sentido de abordar uma economia circular para os pneus com uso. E uma destas parcerias envolve o processo de reciclagem química da Basf, empresa líder no setor.

Óleo de pirólise gerado a partir de pneus usados

O ponto de partida é o óleo de pirólise, gerado a partir de pneus usados da empresa Pyrum Innovations AG. A Basf, então, combina o óleo com biometano de resíduos agrícolas. Assim, cria um plástico de alta qualidade.

Fósseis substituídos por soluções renováveis

O processo ganha uma certificação independente, confirmando que o fornecedor substituiu os recursos fósseis necessários por soluções renováveis e óleo de pirólise de pneus usados. Segundo a marca alemã, a cooperação entre a Mercedes e a Basf marca o primeiro uso de óleo de pirólise de pneus usados combinado com biometano.

Emissão de carbono do plástico resultante

De acordo com a montadora, a recuperação de materiais secundários reduz o uso de materiais fósseis e, ainda, a emissão de carbono do plástico resultante. Além disso, pela primeira vez, o plástico reciclado tem as mesmas características do plástico produzido a partir de petróleo bruto.

Alta qualidade na pintura e segurança

Isso permite que o plástico seja aplicado rapidamente à produção contínua. Ao mesmo tempo, atende às exigências de excelência da marca, em especial nos quesitos pintura e segurança contra colisões.

Ainda em 2022, o novo modelo EQE e os sedãs Classe S serão os primeiros automóveis de produção em série que virão com maçanetas das portas fabricadas com a combinação de biometano e óleo de pirólise.

Reciclagem química nos componentes

A Mercedes-Benz explica que, ao contrário da reciclagem mecânica, a reciclagem química é particularmente adequada à fabricação de componentes que devem ter alta qualidade e segurança. Dessa forma, a reciclagem química acaba sendo “um passo decisivo para a maior reutilização possível de materiais que seriam descartados de uma maneira ecologicamente e economicamente vantajosa”.

Posts Relacionados