Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças

Um ponto de recarga para veículos híbridos e elétricos pode ser montado em uma parede ou fixado em um totem ou suporte. O carregamento acontece quando a bateria do carro recebe a corrente de energia contínua. E essa alimentação pode ser feita em uma tomada com energia alternada, pois o veículo faz a conversão.

“Quem tem um carro elétrico pode carregá-lo em casa, pois os modelos são adaptados a isso, e os carros fazem isso sempre seguindo a norma-padrão das tomadas”, explica Thiago Castilha, cofundador e diretor de marketing da E-Wolf, empresa de carregadores para carros elétricos.

Carregadores portáteis de uso emergencial

Com relação aos modelos de carregadores, há os portáteis de uso emergencial, que funcionam em qualquer tomada de 220 Volts). Eles demoram em torno de 12 a 18 horas para efetuar o carregamento total.

Residências e garagens de condomínios

Já os wallbox, que são indicados para residências e garagens de condomínios, completam a carga no período entre 8h e 12h. Os carregadores comerciais (parking de 22Kw), conhecidos como semirrápidos e os rápidos, atingem de 20% a 80% de carga do veículo em 40 minutos.

Suporte solo para a estação de recarga

Os acessórios utilizados neste processo de recarga podem ser desde os plugues para carregadores até um suporte solo para a estação de recarga. Esta base deve possuir um passador para fio elétrico e estrutura de fixação.

Investimentos em pontos de alimentação

Segundo Castilha, o crescimento deste setor está fazendo com que as montadoras e as empresas de tecnologia invistam cada vez mais nos pontos de recarga, o que consequentemente gera um aumento na produção de carregadores.

Crescimento de 47% no primeiro semestre

“Os carros elétricos chegam ao mercado de forma cada vez mais consistente. De acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), houve uma alta de 47% no primeiro semestre deste ano, se comparado com o mesmo período de 2021”, comenta.

Conforme o executivo, a missão da E-Wolf é “conectar o Brasil com o futuro”. Por isso, desde 2019, a empresa, que é um novo modelo de negócios do Grupo Lupus, tem investido fortemente no universo da eletromobilidade.

Pluralidade quando o assunto é mobilidade

“O Brasil precisa ter pluralidade quando o assunto é mobilidade. Somos partidários do desenvolvimento da célula de etanol. Entretanto, também entendemos que a inovação dos veículos elétricos significa uma nova alternativa de mobilidade não só para as pessoas, mas uma oportunidade de um ambiente de negócios sustentado por inovação de bens, produtos e serviços.”

Tecnologia e a segurança no carregamento

Para o empresário, neste segmento é indispensável garantir a tecnologia e a segurança no carregamento de todos os veículos. “A sociedade ainda possui dúvidas e desconfianças sobre a funcionalidade destes equipamentos”, indica.

Carga no eletroposto de forma segura

Castilha salienta que os carros elétricos possuem baterias no lugar dos tanques de gasolina. “E quem tem este tipo de veículo, vai precisar conectar o automóvel a uma estação de carregamento, conhecida como eletroposto, de forma segura.”

Compatíveis com exigências das montadoras

Na E-Wolf, os modelos disponíveis são para veículos leves e pesados e se enquadram nas normas mundiais, de acordo com o diretor de marketing. “É importante destacar que, por questões de segurança, todos os carregadores precisam ser compatíveis com as exigências das montadoras. No nosso caso, americanas, asiáticas e europeias”, especifica.

Embora seja nova no mercado, a E-Wolf possui diversos projetos e parceiros renomados como Senai, JAC Motors, Braspress, Riachuelo e Cacau Show, entre outras marcas, inclusive com redes de postos de gasolina. A companhia é uma complementação do portfólio da Lupus, grupo que há 60 anos fornece equipamentos para abastecimento e lubrificação de veículos.

Posts Relacionados