Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças

A comercialização de veículos usados em agosto apresentou uma alta de 10,9% em relação a julho. E este foi o maior resultado do ano, conforme dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Foram mais 968 mil unidades entre automóveis e comerciais leves. Em julho, foram mais de 871 mil veículos vendidos.

As transações de seminovos no mês passado registraram 1.316.272 veículos. De acordo com a Fenabrave, a troca de titularidade dos carros no mês, teve crescimento em todos os segmentos automotivos. Foram altas superiores a 9% sobre os números de julho, que também havia agregado o maior número de vendas no ano.

“São dois meses seguidos de alta, nos quais as transações de usados tiveram seus melhores resultados até agora. O setor automotivo vem consolidando o movimento de recuperação, após um início de ano desafiador”, considera o presidente da Federação, José Maurício Andreta Júnior. Ele ainda indicou que os primeiros meses de 2022 chegaram a uma queda (16,6%) nas transações de seminovos, na comparação com o mesmo período do ano anterior, que chegou a quase 30%.

Automóveis e comerciais leves atingem 11,2%

As comercializações de automóveis e comerciais leves evoluíram em 11,2% comparadas a julho e se aproximaram da marca de 1 milhão de unidades no mês. Os modelos com até três anos de fabricação corresponderam a 11,7% do total das vendas no mês. No acumulado do ano, a participação desse segmento de veículos foi de 11%.

Caminhões: comercialização passa de 34 mil unidades

O setor de pesados teve a segunda maior elevação de toda a categoria frente ao mês anterior, com alta de 14,3%, totalizando 34.234 caminhões. As trocas de dono dos veículos de implementos rodoviários são o destaque de agosto, com elevação de 18,7%, o melhor resultado do setor.

Ônibus com 12,1% e motos chega a 9,3%

Já os ônibus alcançaram um crescimento de 12,1%, somando 4.627 unidades vendidas. Esses números melhoraram o resultado positivo no ano (+7,8%). Em relação às motocicletas, o mercado também se caracterizou por uma melhora (+9,3%). E, no ano, as transações já fecham 1.964.471 unidades, volume que só fica abaixo das trocas de titularidade de automóveis no país.

No acumulado do ano, foram comercializados em torno de 5,2 milhões de automóveis, 934 mil comerciais leves, 215 mil caminhões, 29 mil ônibus e quase 2 mil motos.

Posts Relacionados