Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças

O ano era 2000 e a empresa tinha apenas uma pequena sala dentro de uma retífica de motores na Vila Guilherme, na zona Norte de São Paulo. No entanto, o espírito empreendedor era grande, na liderança da microempresária Fátima Soares.

Então, neste contexto, começavam os primeiros passos da Takao, que é hoje uma das maiores fornecedoras de autopeças do Brasil. A marca está presente em 16 estados e agrega 20 Centros de Distribuição Regionais. Além disso, conta com o Centro de Distribuição Nacional que ocupa uma área de 18 mil m², instalada no Espírito Santo.

Fátima relata que tudo começou com a criação da Goop, fundada pela necessidade de componentes para reposição no mercado automotivo brasileiro. “Nossa origem se deu na vontade de desbravar o mercado de autopeças, que precisava de uma empresa dedicada a esse segmento. Conseguimos transformar nossa ‘dor’, de quando tínhamos a retífica, em uma solução para o mercado”, lembra.

Mais de 23 mil itens em 95% dos motores

Anos mais tarde, com o crescimento do mercado de autopeças, o empreendimento passou por uma reestruturação, surgindo então a Takao, única empresa que atende a todos os componentes internos do motor, segundo a empresária. A Takao tem mais de 23 mil itens e portfólio direcionado a 95% dos motores nacionais e importados, de veículos da linha leve, picapes e vans.

“Podemos dizer que a história da Takao se divide em três importantes etapas para chegarmos aonde estamos hoje. A primeira foi quando decidimos encarar esse mercado de frente, trazendo a bagagem que tínhamos da época em que trabalhávamos com retífica de motores”, enumera.

Proximidade exclusiva com o aplicador

“A segunda etapa, dez anos depois, se deu com o surgimento da marca Takao e com a nossa solidificação entre as maiores fornecedoras de autopeças para a frota circulante no país. Agora estamos iniciando a terceira etapa, trabalhando para estar cada vez mais próximo ao aplicador, atendendo suas necessidades de maneira exclusiva e pontual”, completa.

Das bielas aos pistões nos veículos brasileiros

A estimativa da marca é que mais de 5 milhões de veículos que rodam diariamente pelas vias brasileiras possuem peças Takao como anéis, arruelas de encosto, bielas, bombas d’água, bombas de óleo, bronzinas, camisas de cilindro, comandos de válvula, correias, guias, juntas, kits correntes, parafusos de cabeçote, pistões, retentores, tensores, tuchos e válvulas.

Atendimento: 24 horas em 70% do território

Segundo a empresa, os 20 Centros de Distribuição abastecidos com os componentes em estoque dão à Takao a capacidade de atender, em até 24 horas, 70% do território nacional. A otimização desse processo é reforçada com uma capacidade logística que permite que a peça saia diretamente do CD para o aplicador.

Capacitações para aplicadores e reparadores

Todos os anos, a Takao lança no mercado, em média, 400 novos produtos. Por outro lado, a empresa realiza capacitações para aplicadores e reparadores sobre as inovações da indústria automotiva e a aplicação destes conhecimentos.

“Trabalhamos com uma equipe de mais de 200 colaboradores. Mas dentro da nossa visão, há uma rede enorme de relacionamento da marca com varejistas e aplicadores, que são os nossos principais parceiros e embaixadores”, explica Fátima.

Montagem e desmontagem de motores

No YouTube, a fabricante tem a Academia do Motor Takao, com mais de 110 vídeos publicados, demonstrando na prática a montagem e a desmontagem de motores, bem como discussões sobre quais os melhores tipos de motorização ou quais são os sinais de desgaste de peças.

Oficina itinerante chega aos profissionais

Também o Caminhão Escola é um novo projeto com uma oficina itinerante. Em sua estrutura, o caminhão tem ferramentas, bancada, equipamentos e outros materiais para levar aos mecânicos conhecimento e atualizações sobre diversas técnicas.

Presença nas pistas: produtos e patrocínio

A Takao também está presente em três das principais competições do calendário nacional de automobilismo. Entre elas a Stock Car, o Campeonato Brasileiro de Drift e o Nacional de Turismo. Para André Niero, CEO da Takao, participar dos eventos com o fornecimento de peças e com patrocínios das competições faz parte da política de qualidade da empresa.

“A Takao sempre desenvolveu peças pensando nas principais necessidades do aplicador, dos reparadores e do mercado, em diversas situações de uso. A utilização das peças da marca nos automóveis de alta performance comprova a qualidade, durabilidade e resistência dos produtos”.

Niero acrescenta que a participação nestas competições serve também como uma plataforma de desenvolvimento para a empresa, pois é “com uma parte dos resultados das pistas que a Takao trabalha sobre novos produtos”.

Posts Relacionados