Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças

O mês de julho registrou o maior nível de produção de veículos desde novembro de 2020. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), 218.950 automóveis e comerciais leves foram fabricados no último mês.

Este número significa uma alta de 7,5% em relação a junho e de 33,4% na comparação com julho do ano passado, quando teve início a crise global de fornecimento de semicondutores. O aumento ocorreu mesmo diante da paralisação temporária de quatro unidades industriais, da Fiat, General Motors, Hyundai e Volkswagen, ao longo do mês.

Veículos incompletos nos pátios das montadoras

A associação considera que cerca de 1,3 milhão de veículos fabricados neste ano igualaram o volume do período de janeiro a julho de 2021. Porém, a Anfavea indica que ainda há muitos veículos incompletos nos pátios das montadoras, apenas à espera da chegada de componentes eletrônicos.

Esses carros só entram na estatística de produção quando estão totalmente finalizados, o que vem ocorrendo com maior frequência nos últimos meses. Então, essa condição explica a melhora no fluxo de produção nos últimos três meses.

Paralisações por restrições de insumos e logística

Segundo a entidade, o setor também enfrenta restrições de insumos e logística, fatores que determinaram as paralisações em algumas indústrias. Por outro lado, a linha de produção já vem recebendo mais semicondutores do que em 2021 e que no primeiro trimestre deste ano.

Vendas de julho somaram 182 mil unidades

De acordo com o Monitor de Variação de Preços (MVP), da Kelley Blue Book (KBB), que utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir levantamentos de precificação de veículos novos e usados, as vendas de julho somaram 182 mil unidades.

Maior média do ano: 8,7 mil modelos licenciados

Este montante estabeleceu a segunda melhor média de 2022, atrás apenas de maio. Considerando apenas a comercialização por dia útil, o mês passado teve a maior média do ano, com 8,7 mil modelos licenciados por dia, ante os 8,5 mil de maio e junho, por exemplo.

Considerando as vendas internas, julho teve uma elevação de 2,2% na comparação com junho e de 3,7% ante julho do ano passado. No acumulado de 12 meses, porém, ainda há uma defasagem de 12%, com 1,1 milhão de emplacamentos.

Categorias mais valorizadas em julho de 2022

Em relação às categorias dos veículos, entre os modelos zero km, os SUVs tiveram a maior alta de preços em julho (0,32%), mas ainda assim inferior ao índice de junho. Já os modelos do segmento minibus apresentaram as maiores altas entre os seminovos (1,87%) e os usados (3,06%) no último mês.

A KBB Brasil avaliou 23.622 versões de veículos zero km, seminovos (até 3 anos de uso) e usados (entre 4 e 10 anos de uso) disponíveis no mercado para fazer a pesquisa. O processamento é realizado por um complexo algoritmo alimentado semanalmente por uma base com mais de 800 mil informações de preços de diferentes fontes do mercado.

Posts Relacionados