Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças

Visando à sustentabilidade e à eficiência de recursos na fabricação dos seus veículos, o BMW Group está desenvolvendo componentes feitos de materiais naturais. Através da BMW i Ventures, marca de capital de risco da montadora, está investindo na empresa suíça de tecnologia limpa Bcomp, fabricante de peças de alto desempenho produzidas com fibras naturais.

Inspirada nas veias das folhas, a tecnologia de reforço da Bcomp, a powerRibs, maximiza a rigidez do material com peso mínimo. E, assim, cria uma estrutura 3D em um lado da casca de parede fina.

Diminuição do peso e dos custos na produção

Isso permite uma diminuição na quantidade de material utilizado, diminuindo peso e custos na produção. Os reforços ampliTex adicionam uma camada visível de fibras de linho. É um substituto neutro em carbono para o material de cobertura convencional.

Redução das emissões de CO2 em até 60%

Estes dois materiais combinados permitem a redução em até 70% da quantidade de plástico utilizada nos painéis internos. Ao mesmo tempo, reduzem as emissões de CO2 em até 60%. O resultado são componentes veiculares mais sustentáveis, com o benefício adicional de aumentar a segurança em relação aos componentes tradicionais.

Materiais sustentáveis para futuros modelos

A fabricante de veículos e a Bcomp também estão trabalhando no emprego de novas soluções de materiais sustentáveis para futuros modelos. O desenvolvimento desses produtos inovadores é um elemento-chave da estratégia de sustentabilidade do BMW Group. A marca quer reduzir as emissões de carbono do ciclo de vida de seus automóveis em mais de 40% até 2030 em comparação com os níveis de 2019.

Fibras naturais: cânhamo, kenaf ou linho

O uso de matérias-primas renováveis e fibras naturais, como cânhamo, kenaf ou linho, minimiza a quantidade de materiais aplicados. Ainda, reduz o peso em até 50% em relação aos materiais convencionais.

Consumo de energia dos veículos menor

Então, esta iniciativa ajuda a diminuir o consumo de energia dos veículos em que são usados os itens sustentáveis. Além disso, os materiais naturais reduzem o valor calculado de CO2, pois suas plantas originais absorveram CO2 enquanto cresciam e liberavam oxigênio.

Estruturas externas e painéis em interiores

Segundo a BMW, as fibras naturais são particularmente adequadas para uso em estruturas externas visíveis e nos painéis em interiores dos carros. “Para reduzir as emissões de carbono em toda a sua frota, o BMW Group não se concentra apenas na fase de uso. Também está prestando atenção aos processos de economia de energia durante a fabricação”, explica Florian Preuß, vice-presidente sênior de desenvolvimento de veículos completos do Grupo BMW.

Metas climáticas e padrões de qualidade

O grupo alemão tem investido há vários anos em pesquisa e desenvolvimento na área de materiais renováveis para atender às metas climáticas e redefinir os padrões de qualidade premium sustentável.

À medida que busca uma forma holística de desenvolvimento sustentável de produtos e uma transformação em direção a uma economia circular, a BMW está unindo forças com startups cuidadosamente selecionadas e fornecedores experientes para trabalhar em materiais pioneiros para o futuro.

Posts Relacionados