Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças

Uma nova tecnologia da Ford, que está sendo testada na Europa, evidencia a conectividade na colaboração para uma trafegabilidade melhor nas cidades. A delimitação virtual de área (geofencing) permite que veículos diminuam a velocidade automaticamente ao entrar em zonas de restrição como ao redor de escolas, hospitais ou centros comerciais.

As cercas geográficas, além de elevar o nível de segurança no trânsito, ajuda a evitar multas por excesso de velocidade. Outro benefício da nova funcionalidade é tornar mais limpa a estética dos municípios, substituindo os sinais de trânsito, que muitas vezes não estão bem destacados no cenário urbano ou até encobertos por vegetação.

Esta tecnologia conectiva é mais um passo da Ford para facilitar a vida do condutor do carro, assim como outros sistemas que a montadora desenvolveu. Atualmente, todos os modelos da Ford no Brasil já vêm equipados com um modem embarcado de série que permite a comunicação remota com o aplicativo FordPass ou com outros recursos que possam ser incorporados ao sistema.

Tecnologia propicia um trânsito fácil e seguro

“A tecnologia de veículos conectados pode comprovadamente ajudar a tornar o trânsito mais fácil e seguro para todos e não só para quem dirige”, considera o gerente de soluções urbanas da Ford Europa, Michael Huynh. “A geofencing permite que as velocidades sejam reduzidas onde necessário para melhorar a segurança e criar um ambiente mais agradável.”

Redução do risco de acidentes com pedestres

As zonas urbanas limitadas a 30 km/h são consideradas uma das principais medidas para reduzir o risco de acidentes envolvendo pedestres. Com esse parâmetro os motoristas têm mais tempo de reação na direção e a velocidade de impacto é bem menor. Na Europa, em torno de 30% das mortes no trânsito são atropelamentos de pedestres e ciclistas.

Controle de velocidade mais flexível e eficaz

De acordo com a Ford, as tecnologias de assistência ao motorista, como o piloto automático adaptativo, ajudam os motoristas a não exceder os limites de velocidade, assim como evitar colisões. No entanto, segundo a fabricante, o controle de velocidade por geofencing é considerado potencialmente mais flexível e eficaz.

Nos testes da delimitação de área realizados pela marca em Colônia, na Alemanha, estão sendo utilizadas duas vans elétricas Ford E-Transit. São analisados o impacto da limitação de velocidade na melhoria do tráfego e a redução de acidentes. A testagem de 12 meses abrange todas as zonas de 30 km/h no centro de Colônia e locais selecionados de 50 km/h e 30 km/h no resto da cidade.

Semáforos conectados e alertas de aproximação

Outras pesquisas recentes da Ford para melhorar a segurança no trânsito incluem a tecnologia de semáforos conectados, que podem se tornar verdes automaticamente para ambulâncias, bombeiros e veículos da Polícia, e alertas sonoros para o motorista sobre a aproximação de pessoas e objetos.

Rastreamento por GPS e troca de dados

A geofencing é baseada no rastreamento por GPS e troca de dados para reduzir a velocidade do veículo quando ele entra numa zona delimitada. O motorista é informado do limite exigido no local por uma luz piscante no painel. E ele pode desativar o sistema a qualquer momento.

Cercas geográficas funcionando de forma dinâmica

Para a Ford, no futuro, os condutores poderão definir as suas próprias cercas geográficas com velocidades de até 20 km/h, inclusive em depósitos e áreas particulares. Poderá usar a tecnologia também de forma dinâmica, considerando os perigos locais, obras na estrada e a hora do dia, por exemplo.

Melhorar a qualidade do ar nos centros urbanos

A montadora também está aplicando a tecnologia de geofencing para melhorar a qualidade do ar nos centros urbanos. Ela programa os seus modelos híbridos para funcionar automaticamente no modo elétrico ao entrar em zonas de baixa emissão.

Posts Relacionados