Associação Sul-Brasileira
dos Distribuidores de Autopeças
Conheça o processo de escolha da cor do veículo pelas montadoras
Dia 24 de julho de 2022 | Por Rosangela Groff | Sobre Destaques e Mercado e Últimas Notícias

As emoções transmitidas pelas cores que as montadoras criam para os seus veículos devem ser, na maioria das vezes, pessoais e únicas. A seleção das tonalidades de cada modelo é uma das estratégias das marcas para conquistar o cliente. E esse trabalho é um fator determinante ao desenvolvimento de um novo veículo.

E esse processo não ocorre do dia para a noite, em uma simples pesquisa ou uma aposta inovadora. Equipes de design analisam o gosto do consumidor e as tendências do mercado com dez anos de antecedência do lançamento. A ideia é permitir que eles os especialistas percebam o impacto que isso terá no produto.

Cores clássicas e também atemporais podem ser as mais populares entre os consumidores. Entre elas estão o preto, branco, prata e cinza. Porém o azul ganhou também mais popularidade nos últimos anos. Segundo a Nissan, na América do Sul, o azul cresceu 3% na preferência do comprador de um carro em 2021. Com isso, essa cor tirou parte da participação de mercado do vermelho.

Descobrir motivações das escolhas é essencial

Enquanto os futuros proprietários de veículos da região tendem a se manter mais conservadores na escolha da cor, alguns novos tons estão chamando sua atenção. E descobrir as motivações dessas escolhas é essencial, segundo John Sahs, chefe de Design da Nissan América do Sul, que liderou a criação de duas novas cores para o Kicks e a Frontier.

Carros para as necessidades e o estilo de vida

“Os clientes estão procurando cores e carros que atendam às suas necessidades e estilo de vida. E que proporcionem experiências que vão além da sua imaginação”, aponta. “O Azul Elétrico especial do Kicks expressa as emoções enérgicas de nossos clientes, que têm perfis ativos. O Cinza Shark da nova Frontier identifica a exclusividade e a confiança e se conecta com clientes que provam que podem fazer praticamente qualquer coisa que se propõem.”

Processo criativo reúne diversas informações

Conforme Sahs, antes de tudo, a marca pensa na mentalidade e no tipo de vida que o cliente leva. Isso ajuda os especialistas em estética a se conectarem com ele e entender as suas demandas. “Ao mesmo tempo, pesquisamos tendências futuras em termos de inovação, hábitos sociais, moda, cores e materiais. Com todas essas informações, prevemos, projetamos e escolhemos as cores que mais se adequam ao produto e ao cliente.”

Inspiração vem das influências externas

O chefe de Design explica que a inspiração para a definição de cores vem de diversas influências externas. “Como designers, trabalhamos com uma mentalidade aberta, onde estamos sempre pensando fora da caixa. Somos inspirados pela jornada e experiências de nossos clientes. Analisamos quais são as inovações em publicidade, design de moda, produto, arquitetura, design gráfico e até filmes que expressam histórias inspiradoras.”

Desempenho e a personalidade de cada veículo

Conforme Sahs, cores e materiais são ingredientes de design que podem criar conexões emocionais e também lógicas com os clientes. “Dependendo das cores e materiais, você pode se conectar com as pessoas que desejam ser expressivos em sua aparência ou transmitir exclusividade. É muito semelhante à forma como usamos nossas roupas em determinados momentos de nossas vidas”, cita.

Posts Relacionados